Governador Elmano de Freitas destaca políticas ambientais do Ceará no Fórum de Líderes Locais da COP 30

4 de novembro de 2025 - 15:21 # # # # # #


Os Programas Agente Jovem Ambiental e Auxílio Catador, realizados pela Sema, foram apresentados a líderes de diversos países

O governador do Ceará, Elmano de Freitas, participou do Fórum de Líderes Locais da COP 30, que ocorreu no Rio de Janeiro, nesta terça-feira (4). Acompanhado pela secretária do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Vilma Freire, o governador fez a abertura do painel “Transição Justa e Equitativa: Habilitadores para o Desenvolvimento Social, Política e Ferramentas Transversais”.

A sessão debateu a necessidade de uma transição energética que traga benefícios diretos para todas as comunidades, sobretudo trabalhadores, grupos historicamente marginalizados e populações mais vulneráveis.

O painel reuniu líderes subnacionais e especialistas para discutir exemplos práticos de estratégias climáticas inclusivas e apresentar políticas e ferramentas que apoiem transições justas para comunidades e trabalhadores, entre outros temas. Em seu discurso, o governador Elmano apontou a transição energética justa e equitativa como a pauta mais relevante globalmente, focando nas ações e resultados do Ceará.

Foram apresentados dados da matriz energética do estado, que atualmente é o quarto maior produtor de energia eólica e solar do País, com 4,5 GW de capacidade instalada, somente dessas fontes. O Complexo do Pecém foi destacado como um polo estratégico do Hidrogênio Verde.

Além dos grandes e estruturantes empreendimentos da transição energética no Ceará, o Governador apontou a importância de aliar políticas sociais a ambientais. Ele destacou o Programa Jovem Ambiental (AJA) e o Auxílio Catador. “Essas e outras iniciativas sociais inovadoras, asseguram que a transição climática também seja inclusiva e geradora de oportunidades”, declarou Elmano de Freitas.

O AJA conta com a participação de 10 mil jovens, com bolsa, formação técnica e certificação, desenvolvendo projetos socioambientais nos 184 municípios cearenses. E o Programa Auxílio Catador, que beneficia 3.655 catadores e catadoras,e incentiva a reciclagem e a reutilização de resíduos.

A titular da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema), Vilma Freire, coordena, junto ao governador, a Câmara Temática do Meio Ambiente do Consórcio Nordeste, onde foram definidos os projetos de destaque do Ceará para a COP 30. Na ocasião, ela destacou que o estado tem se consolidado como uma referência nacional em políticas públicas ambientais e climáticas.
“Nosso compromisso é garantir que a transição energética e ecológica seja também social, com inclusão, justiça e geração de oportunidades em todos os territórios e as ações que desenvolvemos mostram que é possível aliar desenvolvimento econômico à sustentabilidade e à equidade”, encerrou.