Ceará apresenta protagonismo em políticas ambientais e transição energética na COP 30
4 de novembro de 2025 - 08:49 #Agente Jovem Ambiental #Ceará #COP 30 #Transição Energética

Estado leva à Conferência do Clima iniciativas estratégicas e debate sobre o papel do Hidrogênio Verde e da Caatinga na transição energética justa.
O Governo do Ceará participará da 30ª Conferência das Partes das Nações Unidas (COP30), que será realizada de 10 a 21 de novembro, em Belém-PA. Com presença confirmada na Zona Azul, palco onde ocorrem as negociações oficiais, o Estado levará ao evento global, um conjunto de ações que reforçam seu compromisso e protagonismo com o desenvolvimento sustentável e a liderança regional na agenda climática.
O ponto alto da participação cearense será o painel “Do Nordeste para o Mundo: o papel da Caatinga e do Hidrogênio Verde para a Transição Energética Justa”, que ocorrerá no dia 13 de novembro, com apresentação do governador Elmano de Freitas.
O encontro reunirá lideranças políticas, empresariais e científicas para discutir o papel estratégico do Nordeste no fornecimento de energias renováveis e na produção de Hidrogênio Verde (H2V). O debate também destacará a Caatinga como bioma essencial para a resiliência climática e o desenvolvimento sustentável, além de apresentar políticas públicas voltadas à transição energética justa e inclusiva.
O Complexo do Pecém, no Ceará, tem hoje o projeto de hidrogênio verde mais avançado do Brasil, posicionando-se também como um dos mais competitivos do mundo. O projeto reúne condições únicas para impulsionar a transição energética e atrair investimentos estratégicos globais. Hoje, o Hub Hidrogênio Verde no Pecém já conta com sete pré-contratos assinados com empresas líderes do setor energético — Auren, Casa dos Ventos, EDF Renewables, Fortescue, FRV, Voltalia e Fuella AS — totalizando investimentos de cerca de US$ 30 bilhões.
“O Ceará e o Nordeste estão mostrando ao mundo que é possível crescer com responsabilidade ambiental e equidade social. A transição energética deve ser um processo de oportunidades para as pessoas e de valorização dos nossos biomas”, afirma o governador Elmano de Freitas.
Com essa agenda, o Ceará consolida sua posição como referência nacional e internacional em inovação climática, levando à COP30 iniciativas concretas que unem energia limpa, conservação ambiental e justiça social, em sintonia com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.
Também da Zona Azul da COP 30 serão feitas importantes entregas, como o Inventário Estadual de Emissões de Gases de Efeito Estufa, documento que atualiza os dados sobre emissões no Ceará e oferece subsídios técnicos para políticas públicas voltadas à mitigação das mudanças climáticas.
“A Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima conduziu as definições sobre os temas estratégicos para a COP 30 e que orientam nossas políticas ambientais. O Ceará coordena a Câmara Temática do Meio Ambiente do Consórcio Nordeste, reforçando nosso protagonismo regional na construção de soluções sustentáveis e na transição energética justa”, afirma Vilma Freire, titular da Sema

Na Zona Verde, o espaço aberto à sociedade civil, o Governo do Ceará terá presença no estande institucional do Consórcio Nordeste e destaca o Programa Agente Jovem Ambiental (AJA). Criado em 2021 pela Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema), o AJA é o maior programa de educação ambiental do Brasil, reunindo 10 mil jovens atuando em todos os 184 municípios cearenses e já tendo impactado mais de 38 mil participantes. Voltado para jovens de 15 a 29 anos, inscritos no Cadastro Único, o AJA oferece formação em temas ambientais e apoio financeiro, incentivando a atuação comunitária por meio dos Planos de Ação Comunitária (PACs), fortalecendo o protagonismo juvenil e contribuindo para a conscientização ambiental nas localidades.
A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) também participará da COP30. O superintendente João Gabriel Rocha vai integrar painéis voltados a temas estratégicos para a gestão ambiental. A autarquia participará de discussões sobre o uso e a ocupação do solo no enfrentamento às mudanças climáticas, abordando o Cadastro Ambiental Rural (CAR), a reposição florestal e as normativas ambientais;
Além disso, a Semace atuará em debates sobre os desafios enfrentados pelos estados no combate à desertificação; e contribuirá em um painel sobre a governança dos estados contra o desmatamento ilegal na Mata Atlântica, apresentando a experiência da Operação Mata Atlântica em Pé. Inovação, ciência e tecnologia, também farão parte da pauta da Semace, destacando os avanços e a modernização da autarquia na adoção de ferramentas digitais e soluções sustentáveis.