Integração entre Meio Ambiente, Direitos Humanos e Esporte é tema de Seminário
30 de outubro de 2025 - 15:29 #Ceará #Direitos Humanos #Meio Ambiente #sema

Nesta quinta-feira, a Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima apresentou suas principais iniciativas intersetoriais durante o Seminário Direitos Humanos e Diversidade: Conexões entre Cultura, Esporte e Meio Ambiente.
Realizado no Teatro Carlos Câmara, o encontro reuniu os gestores estaduais Luiza Cela (Cultura), Vilma Freire (Meio Ambiente e Mudança do Clima), Rosângela Félix (Esporte) e Thavia Rodrigues (assessora da Secretaria Executiva de Direitos Humanos). Organizado pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), o seminário foi aberto pela presidente do Instituto, Rachel Gadelha, e contou com mediação de Lenildo Gomes, diretor de Ação Cultural.
Durante os diálogos, a secretária do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Vilma Freire, destacou o esforço do Governo do Ceará em unir preservação ambiental e valorização cultural para atender às necessidades da população e garantir um ambiente saudável e inclusivo.

“A gestão ambiental não se resume à preservação da natureza, mas deve também atender às necessidades da população, proporcionando um ambiente saudável, culturalmente rico e explorado de forma sustentável”, afirmou a titular da Sema, ao destacar o relançamento do Programa Vem Pro Parque, que alia cultura, lazer e educação ambiental no Parque do Cocó.
Como exemplo de integração entre Direitos Humanos e Meio Ambiente, Vilma Freire citou a ampliação do Programa Agente Jovem Ambiental, que passou a incluir indígenas e quilombolas, fortalecendo a educação ambiental e a valorização das comunidades tradicionais.
“Essa inclusão tem se mostrado muito positiva, e a demanda continua crescendo, pois o programa vem apresentando resultados significativos, especialmente na educação ambiental”, ressaltou.
A gestora também anunciou que o Governo do Estado do Ceará planeja entregar cinco novas unidades de conservação que abrigam comunidades tradicionais e povos indígenas, reforçando o compromisso com a proteção dos direitos territoriais e ambientais.