Sema e Seplag acompanham projetos dos Agentes Jovens Ambientais no Maciço de Baturité
29 de outubro de 2025 - 16:36 #AJAs #Aratuba #CPCop #Fecop #Guaramiranga #Pacoti #PACs #Seplag/CE

Em continuidade ao ciclo de visitas técnicas para monitorar os projetos realizados pelos Agentes Jovens Ambientais (AJAs) no estado, a Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema) realizou, nesta quarta-feira (29), uma ação direcionada aos jovens do Maciço de Baturité. A atividade contou com a participação de gestores e técnicos da Sema e da Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag-CE) e foi articulada pelo coordenador regional do Programa AJA no Maciço, Gilvan Pereira.

O objetivo da visita foi acompanhar o desenvolvimento dos Planos de Ação Comunitária (PACs) elaborados e executados pelos AJAs dos municípios de Pacoti, Guaramiranga e Aratuba. O Programa AJA é financiado com recursos do Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Fecop), administrado pela Seplag/CE.
A coordenadora de Políticas de Combate à Pobreza (CPCop) da Seplag/CE, Carmelita Sampaio, destacou a importância do fundo para o desenvolvimento social e ambiental. “O Fecop é um instrumento de transformação estrutural. Seu propósito é reduzir a pobreza de forma contínua, garantindo acesso a bens e serviços essenciais e investindo no capital humano e social”, afirmou.

Em Pacoti, a AJA Darliane Mendonça realizou o projeto “Verde Te Quero Verde” no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). “O programa AJA foi muito importante para minha vida. Aprendemos ensinando e é muito legal poder ajudar a natureza. Quero ser uma agente jovem enquanto puder”, declarou Darliane.

Já em Guaramiranga, a agente jovem Barbara Kelly apresentou seu projeto “REMUNDO GUARÁ”, voltado para a educação ambiental de crianças da Escola Maria Ylma de Amorim Moreira. “O programa aja me mostrou o quanto é importante e prazeroso trabalhar com a preservação do meio ambiente. Aqui a gente conscientiza desde as crianças até os idosos, e vemos resultados das nossas ações.”, afirmou Kelly.

O município de Aratuba foi o primeiro a receber formalmente os kits de fardamento para os 23 Agentes Jovens Ambientais (AJAs), marcando o encerramento da agenda. Durante o evento, foi realizada uma roda de conversa na qual os jovens apresentaram os projetos que serão implementados em suas comunidades por meio dos Pontos de Ação Comunitária (PACs).
Estiveram presentes gestores públicos, representantes da Sema e do Fecop, além de supervisores locais, responsáveis por apoiar, juntamente com os coordenadores regionais, as ações do programa no território.
Durante o evento, o AJA Francisco Gabriel compartilhou suas expectativas. “Minha expectativa com o Programa AJA é aprender a zelar pelo meu ambiente. Temos que cuidar do nosso planeta, reconhecer nossos erros e mudar atitudes. Quero repassar esse conhecimento para quem vier a participar do programa no futuro”.

Sobre o Programa AJA
Criado em 2021 por meio da Lei Estadual nº 17.383, o Programa Agente Jovem Ambiental (AJA) é uma política pública do Governo do Estado do Ceará, coordenada pela Sema, voltada para jovens entre 15 e 29 anos. Com foco em educação ambiental, cidadania e inclusão social, o projeto oferece auxílio financeiro de R$ 200,00 e capacitação para que os participantes desenvolvam ações sustentáveis em suas comunidades.
Um dos pilares do programa é a elaboração e execução dos PACs, nos quais os jovens identificam problemas ambientais locais e propõem soluções como campanhas de conscientização, reflorestamento, limpeza de áreas degradadas e incentivo à reciclagem.