Dia das Crianças na Colônia de Pescadores Z-8 promove lazer e educação ambiental
28 de outubro de 2025 - 09:01 ##educação ambiental #Colônia de Pescadores #Sema Ceará

No último sábado (25/10), a Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema) participou da celebração do Dia das Crianças promovida pela Colônia de Pescadores Profissionais Artesanais e Aquicultores Z-8 de Fortaleza (Copeafor).O evento, realizado na sede da colônia, no bairro Mucuripe, reuniu dezenas de crianças e famílias da comunidade pesqueira.
Durante a programação, os participantes puderam aprender sobre a biodiversidade marinha por meio de uma exposição educativa com espécies da fauna local. A atividade teve como objetivo despertar o interesse das crianças pela conservação dos ecossistemas costeiros e o respeito ao meio ambiente.
Além das ações educativas, o evento contou com momentos de lazer e recreação, como brincadeiras coletivas, proporcionando um dia de alegria e aprendizado.

A Sema mantém uma parceria contínua com a Colônia Z-8, realizando formações e atividades de educação ambiental voltadas para pescadores e marisqueiras. A Z-8 é a colônia de pescadores mais antiga de Fortaleza e reúne profissionais dos bairros Mucuripe, Serviluz, Arpoador, Barra do Ceará, Goiabeira I, Goiabeira II e Parque Leblon. Atualmente, mais de 3 mil pescadores estão cadastrados na instituição