AJAs sensibilizam servidores de Canindé sobre a Coleta Seletiva
24 de outubro de 2025 - 15:18 ##educação ambiental #Coleta Seletiva #Programa Agente Jovem Ambiental

Os Agentes Jovens Ambientais (AJAs), Júlio Lopes e Isaac Marques, que atuam no município de Canindé, realizaram uma ação de educação ambiental no município. A atividade, em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente do município, teve como objetivo sensibilizar e estimular a coleta seletiva de papel e fortalecer a educação ambiental na gestão pública local, mostrando que a mudança começa dentro das instituições. O público-alvo do evento foram os servidores municipais.
Na ocasião, os AJAs disponibilizaram caixas coletoras de papel nas sedes das secretarias e em outros espaços públicos. O material foi cedido pelo Programa A3P – Agenda Ambiental na Administração Pública, promovido pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA). No Ceará, a A3P é coordenada pela Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema).
A secretária do Meio Ambiente do Canindé, Tatiana Uchôa, participou da atividade e destacou o protagonismo dos AJAs. “A importância da juventude na construção de uma gestão cada vez mais sustentável, traz visões inovadoras”, disse. O AJA Júlio Lopes fez questão mostrar o importante papel dos órgãos públicos. “Devem ser exemplo de responsabilidade ambiental para toda a população”, afirmou.
PROGRAMA A3P
A A3P incentiva práticas sustentáveis nos órgãos públicos. Para solicitar uma oficina de implantação da Agenda Ambiental na Administração Pública, no seu município, ou para mais informações, entre em contato com a Coordenadoria de Educação Ambiental e Articulação Social (Coeas/Sema), acessando o site: www.sema.ce.gov.br/ap/ ou envie mensagem para: educacaoambiental@sema.ce.gov.br.