Conferência discute educação ambiental e valorização dos catadores no Maciço de Baturité
22 de outubro de 2025 - 14:46 #Catadores #Consórcios #Resíduos Sólidos
O Consórcio Público dos Municípios do Maciço de Baturité para o Saneamento Ambiental (AMSA) realizou nesta quarta-feira (22/10) a IV Conferência de Manejo dos Resíduos Sólidos. O evento reuniu representantes do poder público, catadores e suas associações, sociedade civil, comunidade acadêmica e gestores ambientais dos doze municípios consorciados.
A Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema) foi representada pela técnica Amanda Gomes da Coordenadoria de Desenvolvimento Sustentável (Codes). A Sema é responsável pelos 21 consórcios de manejo dos resíduos sólidos que buscam executar a proposta da Política Estadual de Resíduos Sólidos, do Governo do Ceará.
Com o tema central “Educação Ambiental, Empoderamento dos Catadores e a Função Social das Centrais Municipais de Resíduos Sólidos (CMRS)”, a conferência proporcionou espaço democrático de diálogo, compartilhamento de experiências e construção de propostas para fortalecer a política regional de resíduos sólidos no Maciço de Baturité.
A programação incluiu palestras com especialistas, apresentação de experiências exitosas dos municípios e uma plenária com a aprovação das propostas elaboradas nas conferências municipais realizadas entre maio e agosto deste ano.
A conferência foi dedicada a três eixos temáticos centrais: educação ambiental, protagonismo dos catadores e logística reversa. A programação incluiu ainda mostras de boas práticas e o debate de propostas para os Planos Regionais Integrados de Manejo dos Resíduos Sólidos.