Sema e Sepince articulam encontros regionais para o Programa Agente Jovem Ambiental Indígena
21 de outubro de 2025 - 12:58 ##AJA #Indígena #SEPIN
A Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema) recebeu, na manhã desta terça-feira (21), representantes da Secretaria dos Povos Indígenas do Ceará (Sepince) para alinhar ações voltadas ao fortalecimento do Programa Agente Jovem Ambiental Indígena (AJA Indígena). O objetivo da reunião foi articular a realização de encontros regionais que promovam a troca de saberes e o fortalecimento das ações desenvolvidas pelos jovens em seus territórios.
Participaram do encontro a secretária executiva do Meio Ambiente, Karyna Leal; o orientador da Célula de Educação Ambiental da Sema, Sérgio Mota; a coordenadora de Políticas Públicas para os Povos Indígenas, Rosa Pitaguary; o orientador da Célula de Defesa e Promoção dos Povos Indígenas do Ceará, Climério Anacé e o orientador de Célula Incidência de Políticas Públicas para Povos Indígenas, Alexandre Júnior Anacé.
Atualmente, o edital em vigência contempla 71 AJAs Indígenas que desenvolvem planos de ação comunitária em 18 municípios cearenses: Acaraú, Aquiraz, Aratuba, Boa Viagem, Canindé, Caucaia, Crateús, Crato, Itapipoca, Itarema, Maracanaú, Monsenhor Tabosa, Novo Oriente, Pacatuba, Poranga, Quiterianópolis, São Benedito e Tamboril.
Nos territórios, os jovens agentes realizam atividades de educação ambiental, promovem ações de proteção dos recursos naturais e colaboram para a conservação da biodiversidade no Ceará. A parceria entre SEMA e SEPIN busca consolidar esses trabalhos por meio de encontros regionais, valorizando o protagonismo indígena e o intercâmbio de experiências entre as comunidades.