Sema promove capacitação sobre prevenção e monitoramento de incêndios florestais em Orós
17 de outubro de 2025 - 15:35 ##AJA #combate a incêndios florestais #monitoramento #prevenção #PREVINA
A Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema) realizou, na última quarta-feira (15), uma capacitação prática e teórica sobre prevenção, monitoramento e combate a incêndios florestais no município de Orós. A ação, integrada ao Programa Previna, contou com a participação de professores, técnicos de secretarias de meio ambiente, brigadistas, Agentes Jovens Ambientais (AJAs) e membros da comunidade.
Ministrada pela técnica da Sema Carollyne Matos, a formação foi dividida em duas etapas: na teórica, foram abordadas causas, consequências, tipos de fogo, legislação e medidas preventivas. Já na prática, os participantes simularam uma linha de frente de combate, manuseando equipamentos específicos para controle das chamas.
Carollyne destacou a importância do treinamento para reforçar a segurança e a eficiência das equipes locais em um período do ano marcado pelo aumento no risco de queimadas. “O trabalho de capacitação é fundamental para preparar as equipes municipais e as comunidades. O conhecimento técnico aliado à prática é o que garante uma atuação mais segura e eficiente durante as ocorrências de incêndios”, afirmou.
O secretário municipal de Meio Ambiente e Proteção Animal de Orós, Andeson Cândido, enfatizou a parceria com o Governo do Estado: “Esse tipo de formação é essencial para o nosso município. A parceria com a Sema vem fortalecendo as ações de prevenção e nos ajudando a atuar de forma mais estruturada e consciente. Todos saem ganhando quando o meio ambiente é protegido”.
A iniciativa faz parte de uma série de ações promovidas pelo Programa Previna em diversos municípios cearenses, com foco na educação ambiental, monitoramento e prevenção de incêndios florestais. O objetivo é ampliar a resiliência das comunidades e reduzir danos ambientais.