Sema articula fortalecimento do Programa Agente Jovem Ambiental na Região de Sobral
17 de outubro de 2025 - 10:19 ##AJA ##educação ambiental #Agente Jovem Ambiental
A Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema) realizou visitas a municípios da Região de Sobral com o objetivo de dialogar com as gestões municipais sobre estratégias de aprimoramento e expansão do Programa Agente Jovem Ambiental (AJA). A iniciativa capacita jovens para atuar na promoção da educação ambiental e na conscientização das comunidades locais sobre a importância da preservação ambiental.
Os encontros foram conduzidos pelo orientador da Célula de Educação Ambiental, Sérgio Mota, e aconteceram nas cidades de Forquilha, Groaíras, Mucambo, Graça, Pacujá, Reriutaba, Varjota, Pires Ferreira, Hidrolândia e Cariré. Durante a agenda, foi apresentada aos parceiros municipais a nova coordenadora regional do Programa AJA, Stephanie Rosalina.
“O fortalecimento do AJA na Região de Sobral reforça nosso compromisso com a formação de jovens protagonistas na agenda ambiental. Ao investir em educação e participação social, ampliamos o alcance das ações e garantimos comunidades mais conscientes e engajadas na preservação do meio ambiente”, destacou Sérgio Mota, orientador da Célula de Educação Ambiental da Sema.
Criado em 2021 pela Sema, o AJA é atualmente o maior programa de educação ambiental do Brasil, reunindo 10 mil jovens em todos os municípios cearenses. Desde sua criação, mais de 35 mil jovens já foram impactados pela iniciativa.
Presente nos 184 municípios do Ceará, o programa oferece a jovens de 15 a 29 anos formação e capacitação profissional em temas como meio ambiente, educação ambiental, pegada ecológica, mudanças climáticas, biodiversidade e unidades de conservação. Com o apoio de coordenadores e supervisores, os AJAs desenvolvem e executam planos de ação comunitária voltados para as realidades de seus territórios.