AJAs de Acaraú realizam blitz ambiental e mobilizam comunidade pela sustentabilidade

17 de outubro de 2025 - 11:51 # # #

 

Os Agentes jovens Ambientais da cidade de Acaraú foram protagonistas, na manhã desta sexta-feira, da ação “Consciência Verde em Ação”, realizada na avenida principal da cidade de Acaraú. A iniciativa foi conduzida pelos Agentes Jovens Ambientais (AJAs) Yrion Santos, Mônica Aguiar, Luiza Isadora, Sabrina Vitória e Maria Gabriela, em parceria com instituições locais e com foco na conscientização ambiental da população.

A atividade contou com o apoio da Escola Estadual de Educação Profissional Marta Maria Giffoni, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Mudança do Clima (SEMA), da Secretaria de Segurança e Trânsito e da comunidade local. Durante toda a manhã, os AJAs realizaram uma blitz ambiental com distribuição de mudas de árvores, sementes de Ipê e panfletos educativos, reforçando mensagens sobre práticas sustentáveis e preservação dos recursos naturais.

Além disso, a mobilização destacou a importância da Coleta Seletiva no município e alertou sobre os riscos e prejuízos causados pelas queimadas, incentivando o engajamento da população em ações que contribuem para reduzir impactos ambientais.

Para Maria Gabriela dos Santos Ribeiro, Agente Jovem Ambiental, a iniciativa foi um momento importante de diálogo com a comunidade. “Estive presente hoje na blitz referente ao Mês do Educador Ambiental, com o objetivo de conscientizar a população sobre a coleta seletiva que está sendo realizada em Acaraú e alertar também sobre as queimadas e os riscos que podem causar à saúde”, destacou.

A jovem Luiza Isadora, que participou pela primeira vez de uma ação do programa AJA, ressaltou a importância da iniciativa. “Foi o meu primeiro evento e gostei muito. É importante cuidar do meio ambiente, porque a Terra é o nosso lar. A blitz foi feita para conscientizar as pessoas tanto sobre a coleta seletiva quanto sobre as queimadas, que têm ocorrido com frequência no município”, afirmou.

Sobre o Programa Agente Jovem Ambiental

Criado em 2021, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (SEMA), o AJA é hoje o maior programa de educação ambiental do país, reunindo 10 mil jovens em todos os municípios cearenses. Ao todo, mais de 35 mil jovens foram impactados pelo programa.

Voltado a jovens entre 15 e 29 anos inscritos no Cadastro Único, o programa oferece formação em temas como educação ambiental, pegada ecológica, mudanças climáticas, biodiversidade, unidades de conservação e legislação ambiental. Além disso, os participantes recebem auxílio financeiro durante o período de atuação.