Sema realiza palestra sobre consumo consciente e coleta seletiva no TRE/CE
1 de outubro de 2025 - 14:03 #Cobio #Coeas #Coleta Seletiva #Consumo Consciente #TRE/CE
A ação integra a Política Estadual de Resíduos Sólidos da Sema.
Na última segunda-feira (29), a Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema), por meio da Coordenadoria de Educação Ambiental e Articulação Social (Coeas), promoveu a palestra “Consumo Consciente e Coleta Seletiva” na sede do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE/CE), em Fortaleza. O evento, conduzido pelo educador ambiental Genario Azevedo, foi transmitido online para as unidades do TRE localizadas no interior do estado.
Durante a atividade, a estagiária Marina Pessurno, da Célula de Políticas de Flora (CEFLOR), da Coordenadoria de Biodiversidade (Cobio), distribuiu 100 mudas de árvores das espécies Ipê-roxo, Ipê-Amarelo, Cajá, Trapiá e Visgueiro. A ação beneficiou magistrados, servidores, colaboradores e estagiários do TRE em Fortaleza.
O assessor de Acessibilidade, Sustentabilidade, Compliance, Integridade e Riscos do TRE/CE, Luthiano Vasconcelos, destacou que o evento faz parte das iniciativas do Plano de Descarbonização 2025-2026. Este plano institucional visa à neutralização das emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) até 2030, em conformidade com as metas estabelecidas na Resolução CNJ 594/2024 e fundamentadas no inventário de emissões do Tribunal. “A distribuição de mudas tem como objetivo promover a conscientização sobre os benefícios da arborização urbana, o papel das árvores na mitigação das mudanças climáticas e a importância da preservação ambiental”, afirmou Luthiano.
Sustentabilidade
O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) possui o programa “TRE Recicla”, alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. O projeto foi desenvolvido pelo Laboratório de Inovação, Inteligência e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Justiça Eleitoral do Ceará (LIODS TRE-CE), em parceria com a Assessoria de Sustentabilidade, Acessibilidade e Inclusão (ASSAI) e a Seção de Administração Predial (SAPRE).
A iniciativa surgiu a partir da constatação de que várias unidades da Justiça Eleitoral do Ceará compartilham o mesmo prédio, gerando uma quantidade significativa de resíduos sólidos diariamente, especialmente durante as refeições. Além da separação interna de materiais como papel, pilhas e resíduos eletrônicos, o TRE-CE estabelece parcerias com cooperativas de catadores para a reciclagem e promove campanhas de conscientização, como a “Propaganda Eleitoral Sustentável”, que orienta candidatos sobre o descarte correto de materiais de campanha.
Resíduos Sólidos
O Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), possui o Plano Estadual de Resíduos Sólidos, uma ferramenta essencial para a execução da Política Estadual de Resíduos Sólidos, visando apoiar os municípios na gestão de resíduos. Com um horizonte de 20 anos e revisões a cada quatro, o plano estabelece metas para a gestão de resíduos urbanos, de saúde, da construção civil, orgânicos e perigosos, conforme a Lei N. 12.305/2010.
O plano inclui objetivos como a desativação de lixões, a implantação da coleta seletiva e da logística reversa, além da inclusão de catadores na gestão de resíduos. A elaboração do documento contou com a participação da população, através de seminários e oficinas em diversas regiões do estado, totalizando mais de 2.000 participantes. Foram produzidos cinco cadernos temáticos abordando aspectos jurídicos, econômicos e de regulação dos serviços de limpeza pública e manejo de resíduos, visando garantir uma gestão integrada e sustentável dos resíduos sólidos no Ceará.