Sema participa da 3ª Reunião Nacional do Plano ABC+ em Florianópolis

1 de outubro de 2025 - 11:49 # # # #

 

A Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema) participa, até sexta-feira (3), da 3ª Reunião Nacional do Plano ABC+, que acontece em Florianópolis, Santa Catarina. O evento reúne representantes do governo e de entidades setoriais de todo o Brasil para discutir o fortalecimento do Plano ABC+ e a agenda climática no setor agropecuário.

O Plano ABC+ é uma política pública voltada para a adaptação às mudanças climáticas e a mitigação das emissões de carbono na agropecuária. A iniciativa estimula práticas que aumentam a produtividade, reduzem os impactos ambientais e reforçam o compromisso do Brasil com a sustentabilidade.

A técnica da Coordenadoria de Desenvolvimento Sustentável (Codes), agrônoma Viviane Gomes, representa a Sema no encontro. O Estado do Ceará foi convidado a compartilhar sua experiência na elaboração e implementação do plano, destacando casos de sucesso. Durante sua apresentação, Viviane abordou, desde a concepção do plano, até os desafios enfrentados por um órgão de meio ambiente moderno, ressaltando que, em muitos estados, a condução do tema está sob a responsabilidade dos órgãos de agropecuária. “Aqui em Florianópolis, estamos tendo a oportunidade de mostrar o compromisso do Ceará com a agricultura sustentável e conhecer soluções inovadoras de outros estados que possamos até replicar.”, afirmou Viviane.

O coordenador do Plano ABC+ Nacional, Rodrigo Dantas, que integra o Departamento de Produção Sustentável do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), elogiou o Estado do Ceará, considerando-o uma grande surpresa, e parabenizou pelo trabalho realizado em relação ao Plano ABC+.

Os participantes terão a oportunidade de vivenciar uma experiência prática por meio de uma visita técnica, com a colaboração da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema), da Secretaria da Agricultura e Pecuária, da Epagri, do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), do Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Paraná, da Federação dos Engenheiros Agrônomos de Santa Catarina e do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de SC.