Sindiônibus reúne Sema, Arce e Etufor, na área Adahil Barreto do Cocó, para dialogar sobre o Dia Mundial Sem Carro
22 de setembro de 2025 - 15:06 ##AJA #Dia Mundial Sem Carro #Sindiônibus
Na manhã desta segunda-feira (22), na Área Adahil Barreto do Parque Estadual do Cocó, a titular da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema), Vilma Freire, participou de roda de conversa, promovida pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus). O encontro celebrou o Dia Mundial Sem Carro, quando todos os anos, em 22 de setembro, cidades em todo o mundo celebram a data que incentiva motoristas a abrirem mão de seus carros, pelo menos por um dia.
O presidente do Sindiônibus, Dimas Barreira, conduziu a conversa. Na realidade, foi uma verdadeira reflexão sobre deslocamentos pela cidade, a exemplo da dependência excessiva de automóveis e motos, nos grandes centros urbanos, além do impacto do transporte coletivo na construção de uma cidade mais sustentável e mais acessível. Também presentes, o presidente da Agência Reguladora do Estado do Ceará (Arce), de Rafael Maia; a pesquisadora acadêmica, especialista em transporte, Camila Bandeira; e o presidente da Etufor, George Dantas.
De acordo com Vilma, o Dia Mundial Sem Carro “é uma oportunidade para pensarmos em uma cidade mais verde” e como é possível que vias congestionadas possam ser usadas de modo diferentes maneiras. “Um dia até para pensar em veículos movidos a combustíveis alternativos, um dia para promover a carona amiga ou mesmo para ir ao trabalho pedalando,ou de ônibus e metrô”, disse “É um dia para todo cidadão, principalmente das grande cidades, pensar um pouco mais sobre as alternativas aos transportes poluentes”, completou.
Cidade mais verdes
A conversa foi conduzida pelo presidente do Sindiônibus, Dimas Barreira. Contou também com a participação do presidente da Agência Reguladora do Estado do Ceará (Arce), Rafael Maia; da professora e pesquisadora de transportes, Profa. Dra. Camila Bandeira; e do presidente da Etufor, George Dantas. O evento foi uma oportunidade para discutir como pequenas mudanças nas nossas escolhas diárias podem tornar a vida urbana mais saudável, sustentável e humana, além de inspirar novos olhares sobre o papel do transporte coletivo em um futuro mais verde.
O cicloativista, Matheus Barbosa Tavares, destacou que o momento é crucial para unir a institucionalidade e o público ativista. “A sociedade civil organizada está pautando o tema para que possamos construir juntos, um futuro que promova a sustentabilidade dos modos ativos e coletivos do transporte urbano”, afirmou. “Faz mais ou menos cinco anos que uso a bicicleta como meio de transporte principal no dia a dia e acabei entrando no ativismo”, encerrou. Entre o público convidado para participar do encontro estavam ambientalistas, ativistas, representantes do terceiro setor, do setor público e do privado.
Integrantes do Programa Agente Jovem Ambiental (AJA), atuantes no Parque Estadual do Cocó, participaram da roda de conversa colaborando com a distribuição de mudas de espécies nativas, reforçando a importância da conservação da biodiversidade e do engajamento da comunidade na construção de um futuro mais sustentável.
Saiba mais
O Dia Mundial Sem Carro (“World Car Free Day”) é uma proposta que pretende incentivar motoristas a deixar o carro na garagem e usar transporte público, a bicicleta ou mesmo caminhar. Surgiu na França em 1997 e é comemorado anualmente em 22 de setembro. No Brasil, a data, começou a ser celebrada a partir de 2001. Em alguns municípios, como forma de estimular a população a aderir à campanha, a passagem dos transportes coletivos é gratuita.