Sema promove ação na Praia do Futuro, em alusão ao Dia Mundial da Limpeza
20 de setembro de 2025 - 12:42 ##AJA #Dia Mundial da Limpeza #Praia do Futuro #World Cleanup Day
Com protetor solar a sacos de lixo nas mãos, mais de 200 voluntários transformaram a manhã deste sábado (20) em um verdadeiro “arrastão ecológico”, na Praia do Futuro. Um mutirão, organizado pela Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema), integrou as celebrações do Dia Mundial da Limpeza, (World Cleanup Day). O movimento global realizado anualmente em 191 países para combater o descarte irregular de resíduos busca promover a sustentabilidade ambiental.
A iniciativa reuniu participantes do Programa Agente Jovem Ambiental (AJA), biólogos, estudantes e membros da comunidade, que percorreram a areia recolhendo resíduos e conscientizando banhistas. O secretário executivo da Sema, Cassimiro Tapeba, destacou o caráter simbólico da ação: “Estamos aqui num momento simbólico de limpeza da praia. Quero pedir ao nosso povo cearense que faça sua parte. É um momento importante para colaboração e conscientização”.
Foram coletados, aproximadamente, 100 quilos de resíduos, incluindo bitucas de cigarro, canudos plásticos, tampas de garrafa e fragmentos de microplásticos — material considerado um dos maiores poluentes dos oceanos. Sérgio Mota, educador ambiental da Sema, alertou: “Coletamos bastante lixo, a maioria microplásticos, que são levados para o mar, entram na teia alimentar e voltam para nós, prejudicando todos os ecossistemas. Cuide do seu lixo, faça um consumo consciente e espalhe essa ideia”.
Enquanto uns recolhiam o lixo, jovens do AJA abordavam frequentadores da praia. Janaína Lima, uma das voluntárias, enfatizou: “Estamos promovendo conscientização com a população para que as pessoas se mobilizem por um mundo melhor e por um futuro mais sustentável para as próximas gerações”.
Bruno Edson, biólogo e professor da UECE, reforçou: “Vim não apenas como profissional, mas como cidadão. É essencial lembrar que o meio ambiente é parte da nossa saúde e que somos responsáveis por cuidar dos nossos ambientes costeiros”.
Outras localidades
A ação ocorreu simultaneamente em 15 municípios cearenses, incluindo Aquiraz, Beberibe, Caucaia, Crato, Guaramiranga, Ipu, Itapipoca, Jijoca de Jericoacoara, Quixadá, Paracuru e São Gonçalo do Amarante, em áreas como praias, parques estaduais e unidades de conservação.