Sema e Corpo de Bombeiros realizam seminário sobre prevenção e combate aos incêndios, no Parque do Cocó

19 de setembro de 2025 - 13:41 # # # #

 

A Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema), por meio do Programa de Prevenção, Monitoramento e Controle de Queimadas e Combate a Incêndios Florestais (Previna), em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE), realizou o seminário “Ceará Sem Fogo: Parque Estadual do Cocó”. O encontro aconteceu dias 17 e 18 de setembro e contou com as presenças do secretário executivo da Sema, Cassimiro Tapeba, e do comandante-geral adjunto do CBMCE, Coronel Wagner Alves Maia,

O secretário executivo da Sema, Cassimiro Tapeba, e o comandante-geral adjunto do CBMCE, Coronel Wagner Alves Maia, participaram da abertura e destacaram o trabalho conjunto entre os órgão, para a proteção da biodiversidade e das comunidades do entorno da Unidade de Conservação (UC), Parque Estadual do Cocó.

Com o objetivo de alinhar estratégias e compartilhar diagnósticos socioambientais da UC, gerida pela Sema, além de fortalecer a integração entre os órgãos ambientais e as forças de resposta emergencial, o seminário contou com a participação de 35 bombeiros de diferentes quartéis da Capital,: Mucuripe, Cambeba, Messejana, José Walter e CISP,.

A programação incluiu uma parte teórica e outra práticas. Pesquisadores integrantes do Programa Cientista Chefe Meio Ambiente Sema/Funcap e que atuam no Projeto RestauraCocó e a técnica Carollyne Matos, da Coordenadoria da Biodiversidade (Cobio/Sema), ministraram a parte teórica. Realizada no auditório do Centro Integrado de Segurança Pública (CISP), a aula prática tratou de temas como os tipos de vegetação predominantes nas áreas vulneráveis da UC; sobre rio Cocó e sobre os aspectos sociais do entorno da importante área verde.

Durante as atividades práticas, realizadas em áreas do Parque Estadual do Cocó, os participantes puderam identificar áreas vulneráveis, rotas estratégicas de acesso e elementos ambientais relevantes. No encerramento, os participantes separados em grupos, apresentaram os mapeamentos que fizeram consolidando um retrato coletivo do Parque Estadual do Cocó sob a ótica socioambiental e operacional.

Momento de interação

De acordo com a técnica da Cobio/Sema e coordenadora estadual do Previna, o seminário reforça o compromisso do Governo do Ceará com a integração interinstitucional. “A aproximação entre a Sema e o Corpo de Bombeiros é essencial para que possamos ampliar a eficácia das ações no território. Este seminário foi um espaço de troca de experiências e de fortalecimento da nossa atuação conjunta na proteção do Cocó”, disse.

Para a pesquisadora, oceanógrafa e doutora em ciências marinhas tropica, Natália Beloto, a pesquisa científica caminha junto com a sociedade. “Estar em um momento de interação com gestores e técnicos que praticam as ações de prevenção e controle de incêndios é uma oportunidade muito valiosa”, afirmou.

Presente ao seminário, o Capitão do CBMCE, Fábio Plutarco, avaliou positivamente a iniciativa. “Essa vivência nos permitiu conhecer de perto os desafios do Parque e planejar estratégias mais alinhadas com a realidade local”, concluiu. Os produtos gerados no seminário servirão de referência para o aprimoramento das ações conjuntas, fortalecendo o trabalho integrado em prol da conservação do maior parque urbano do país.