Sema participa do painel Estratégias para Prevenção e Controle do Desmatamento e dos Incêndios na Caatinga, na ICID 2025
17 de setembro de 2025 - 17:12
Na tarde desta quarta-feira (17), a Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Ceará (Sema) participou do painel “Estratégias para Prevenção e Controle do Desmatamento e dos Incêndios na Caatinga”. O evento aconteceu no contexto da Conferência Internacional sobre Clima e Desenvolvimento em Regiões Semiáridas (ICID 2025) , que reúne especialistas, pesquisadore autoridades nacionais e internacionais para discutir soluções de adaptação às mudanças climáticas em regiões áridas e semiáridas, até o dia 19, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza.
O painel abordou medidas essenciais para a prevenção e controle do desmatamento e incêndios na Caatinga, com foco em monitoramento, manejo sustentável e participação comunitária. Durante a discussão, foram apresentadas iniciativas voltadas para o fortalecimento de políticas e práticas conservacionistas, promotoras de resiliência climática e valorização dos serviços ecossistêmicos do bioma único e exclusivamente do Brasil.
O painel representa um passo significativo na busca por soluções colaborativas e eficazes para os desafios enfrentados pela Caatinga, um bioma vital para a biodiversidade e sustentabilidade ambiental e social do Brasil.
O coordenador do Desenvolvimento Sustentável da Sema, Fabio Gusmão, coordenou o encontro que reuniu renomados especialistas palestrantes: Patrícia Jacaúna, coordenadora da Biodiversidade da Sema; Kurtis Bastos, do IBAMA; Meiry Sayuri Sakamoto, representando a FUNCEME; João Arthur Soccal Seyffarth, do SECD/MMA, e Marília Alves, da Associação Caatinga.
Jacaúna destacou a importância do programa Previna, coordenado pela Sema, que visa a prevenção e combate aos incêndios florestais. De acordo com a palestrante, a Sema, por exemplo, vem desenvolvendo ações para proteger as unidades de conservação estaduais.” Contamos com brigadistas voluntários capacitados para atuar em diferentes regiões do estado, com veículos 4×4 adaptados e ferramentas especializadas para combater incêndios em áreas de difícil acesso”, explicou.