Sema realiza encontros presenciais na Região Centro-Sul e Inhamuns para reforçar articulação do Programa Agente Jovem Ambiental

12 de setembro de 2025 - 16:41 # # # #

 

 

A Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Ceará (Sema) promoveu, entre os dias 8 e 12 de setembro, um ciclo de visitas individuais aos municípios da região Centro-Sul e parte da região dos Inhamuns. O objetivo das reuniões foi fortalecer a parceria com as gestões municipais que implementam o Programa Agente Jovem Ambiental (AJA).

Os encontros, conduzidos pelos técnicos da Sema, Sérgio Mota e Magla Holanda, contaram com a participação ativa dos representantes dos 15 municípios. As localidades visitadas individualmente incluíram Acopiara, Baixio, Cariús, Icó, Iguatu, Ipaumirim, Jucás, Orós, Quixelô e Umari, no Centro-Sul, além de Catarina, Mombaça, Independência, Pedra Branca e Saboeiro, na região dos Inhamuns.

Durante as reuniões, estiveram presentes prefeitos, chefes de gabinete, secretários de meio ambiente e de outras áreas correlatas, além dos supervisores locais do programa e as duas coordenadoras regionais, Mikaelly Martins (centro Sul) e Katia Pedrosa (Inhamuns). O técnico Sérgio Mota enfatizou a importância das interações presenciais para estreitar a relação entre a coordenação estadual do AJA e os supervisores municipais. “Essas interações são fundamentais para reforçar as responsabilidades dos supervisores e trazer melhorias ao Programa. Apresentamos boas práticas que foram bem-sucedidas em alguns municípios e realizamos uma escuta ativa para sugestões de melhorias”, afirmou.

Entre as práticas discutidas, destacou-se a inclusão de supervisores de secretarias estratégicas, como educação e assistência social, para aprimorar o acompanhamento dos Projetos Ambientais Comunitários (PACs) e ampliar o suporte operacional às ações dos AJAs. A articulação com as assessorias de comunicação das prefeituras também se mostrou eficaz na divulgação dos projetos e seus resultados em nível local.

A Sema já visitou o total de 105 municípios e continuará com as visitas presenciais a municípios cearenses nos próximos meses, reforçando seu compromisso com a sustentabilidade e a participação juvenil nas questões ambientais.