Sema participa de evento Pré-COP 30 e reforça compromisso com a Sustentabilidade e Mudanças Climáticas

10 de setembro de 2025 - 14:40 # # # # # #

 

A Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema) participou, nesta quarta-feira (10), da solenidade de abertura do evento “Diálogos Rumo à COP 30”, realizado no Centro de Eventos do Ceará pela Prefeitura de Fortaleza. O encontro reuniu grandes nomes nacionais e internacionais do debate sobre mudanças climáticas, marcando um momento inédito para a capital cearense, que se torna a primeira do Brasil e a única do Nordeste a sediar um evento pré-COP.

A programação incluiu, além da sessão de abertura, quatro painéis ao longo do dia, abordando temas como “O Futuro é Inclusivo e Sustentável”, “Oceano, Cidade e Cooperação Internacional”, “Do Global para o Local: Como as Cidades Podem Liderar a Transição com Financiamento Climático” e “Transição Energética Justa”.

Representando o governador Elmano de Freitas, a titular da Sema, Vilma Freire, destacou a relevância da discussão sobre sustentabilidade e os anseios das comunidades tradicionais e dos povos indígenas. “Esse momento é significativo para os rumos de Fortaleza. A cidade foi eleita a que mais se preocupa com o meio ambiente, superando metrópoles como Londres”, afirmou.

Vilma também enfatizou a necessidade de um desenvolvimento econômico sustentável, que deve considerar as pessoas e as comunidades. “Esse momento não poderia ter outro nome a não ser ‘Diálogos Rumo à COP 30’, pois é exatamente isso que vai acontecer aqui hoje: a construção de ideias”, disse. Ela ainda abordou a importância do reconhecimento da caatinga como um bioma exclusivo do Brasil e a luta dos governadores do Nordeste por financiamento climático. “Aqui em Fortaleza, temos uma demanda importante para a conservação, preservação e sustentabilidade ambiental”, concluiu, desejando um bom evento a todos os presentes.

O prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão, expressou seu entusiasmo durante a abertura, ressaltando a importância da união de esforços para enfrentar a crise climática. Ele anunciou o Observatório dos Riscos Climáticos de Fortaleza, um projeto que permitirá que qualquer cidadão tenha acesso às informações mais relevantes sobre os riscos climáticos da cidade. Além disso, foram apresentadas novas ações com foco em meio ambiente e mitigação climática, incluindo a criação de cinco novos parques urbanos, elevando o total para 30 em Fortaleza. “A transformação dessas áreas em parques públicos amplia a cobertura verde da cidade, combate as ilhas de calor e promove saúde, lazer e bem-estar para a população”, afirmou.

“É um momento histórico para Fortaleza e para todo o Brasil”, destacou Evandro ao anunciar a implementação da primeira política municipal de mudança do clima da cidade, um marco normativo inédito que estabelece diretrizes claras para a adaptação e mitigação climática. “Hoje temos a satisfação de contar com uma lei própria voltada para a adaptação e mitigação climática, com foco em proteger a população dos efeitos cada vez mais frequentes de eventos extremos”, completou.

Durante o evento, o prefeito também assinou um Memorando de Entendimento entre a Prefeitura de Fortaleza e a Rede Global C40, reforçando a aliança e projetando a cidade no cenário global de ação climática. “A assinatura do memorando de entendimento com a C40 reforça essa aliança e projeta Fortaleza no cenário global de ação climática”, concluiu.

Entre as autoridades presentes estavam, A titular da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema), Vilma Freire; o prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão; a vice-prefeita de Fortaleza, Gabriela Aguiar; o presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Leo Couto; o secretário municipal de meio ambiente, João Vicente; o secretário de planejamento e pesquisa de Fortaleza, Artur Bruno; e o diretor de implantação para a América Latina na rede C40, Gabriel Tenenbaum, entre outras autoridades.