Sema participa da 10ª edição do Selo ESG-FIEC e destaca o comprometimento das empresas com um Ceará cada vez mais verde e sustentável
9 de setembro de 2025 - 14:49 #10ª edição #Fiec #Selo ESG-FIEC
A titular da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema), Vilma Freire, participou na manhã desta terça-feira (9), no Salão Aberto da Cobertura da Casa da Indústria, da cerimônia de entrega do Selo ESG-FIEC. Nesta 10ª edição, as empresas Nova Eólica Buriti, Mineradora Água Límpida, Love Secret Lingerie e B&Q Energia, qualificadas pelo Programa de Certificação ESG-FIEC, com a validação internacional do Bureau Veritas, foram certificadas por suas práticas sustentáveis.
Vilma Freire parabenizou as certificadas, destacando que é sempre uma honra participar de mais uma entrega do Selo ESG, na FIEC. “São mais quatro empresas que estão sendo certificadas, somando 30 indústrias no Estado do Ceará, que demonstram comprometimentos com o Ambiental, o Social e com a Governança”, disse. “Estão afirmando para a sociedade cearense e para o mundo que fazem dessas das boas práticas ambientais, sociais e econômicas, o norte de suas operações”, completou.
O presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, pontuou a urgência de uma resposta às mudanças climáticas e a necessidade de construir economias mais limpas e sociedades mais justas. “O planeta nos cobra respostas cada vez mais urgentes e a natureza acendeu um sinal de alerta sobre a importância do desenvolvimento sustentável”, afirmou.
Para o dirigente, instituições, governos, ciência e, especialmente, a indústria, vista como motor do progresso, têm grande responsabilidade nesse processo e que o Selo ESG-FIEC é uma reafirmação do compromisso da indústria cearense em ser parte das soluções globais. “Uma garantia de que a empresa pratica, de fato, ações voltadas aos princípios de governança e socioambientais, além de ser fator decisivo na hora da compra de muitos clientes e um diferencial importante para muitos investidores”, concluiu.
Sobre o Programa ESG-FIEC
O Programa de Certificação ESG-FIEC, lançado em 2022, tem o objetivo de guiar as indústrias cearenses nos projetos de sustentabilidade. O total de Selos ESG-FIEC entregues desde o início da iniciativa, chega a 30. O programa é auditado pelo Bureau Veritas, um dos maiores organismos certificadores do mundo. O selo concedido às empresas tem validade de dois anos e pode ser renovado após nova auditoria.
Sobre as empresas certificadas
A Nova Eólica Buriti S/A foi reconhecida por sua atuação no setor de energias renováveis, focando na geração de energia eólica.
A Mineradora Água Límpida, referência no uso responsável dos recursos hídricos, também recebeu o selo, destacando sua evolução em práticas de governança.
A Love Secret Lingerie foi reconhecida por adotar matérias-primas sustentáveis e energia renovável.
A B&Q Energia se destacou ao alcançar a nota máxima AAA na auditoria, consolidando seu papel no setor elétrico.