Sema promove capacitações em Educação Ambiental em Arneiroz e Aiuaba

8 de setembro de 2025 - 09:06

Na última sexta-feira (5), a Secretaria de Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema), por meio da Coordenadoria de Educação Ambiental e Articulação Social (Coeas), deu continuidade à capacitação em Educação Ambiental no município de Arneiroz. O evento, realizado no Auditório da Câmara Municipal, reuniu secretários e funcionários da secretaria municipal do meio ambiente, professores, diretores e Agentes Jovens Ambientais (AJAs). A técnica da Coeas/Sema, Katiane Almeida, foi a responsável pela condução da atividade, que teve como objetivo avaliar e monitorar os Planos de Ação elaborados na primeira etapa do curso.

Os participantes apresentaram três projetos distintos. A primeira turma, composta por AJAs, focou na “Produção de Mudas para Reflorestamento”, com a aplicação no viveiro municipal de Tauá, visando beneficiar a população em geral. A segunda turma, formada por professores, apresentou o trabalho “Recuperação da Caatinga”, que teve como público-alvo moradores da zona rural, buscando desenvolver áreas sustentáveis e combater a degradação ambiental. Por fim, a terceira turma, também de professores, trouxe o projeto “Educação Ambiental e Protagonismo Juvenil”, que visa sensibilizar a comunidade escolar e engajar os jovens na preservação do meio ambiente. Ao final da capacitação, os planos foram analisados e certificados pela equipe da Coeas/Sema.

Paralelamente, entre os dias 2 e 4 de setembro, o município de Aiuaba recebeu a primeira etapa da capacitação de Multiplicadores em Educação Ambiental, também coordenado por Katiane Almeida. Com uma carga horária de 60 horas/aula, a capacitação teve como público-alvo servidores das secretarias municipais do Meio Ambiente, funcionários do ICMBIO, do CRAS e membros da sociedade civil. A abertura do evento contou com a presença de autoridades municipais, destacando a importância da iniciativa.

Durante essa fase inicial, os participantes discutiram temas relevantes como Educação Ambiental, Saneamento Ambiental, Agroecologia, Mudanças Climáticas e Legislação Ambiental. A programação incluiu uma visita à Estação Ecológica de Aiuaba, um espaço que abriga uma diversidade de espécies de fauna e flora, mas que ainda é pouco conhecido pela comunidade local como um recurso valioso para a educação ambiental na região.

Ao final das atividades, os participantes elaboraram dois planos de ação com diversas temáticas ambientais, que serão implementados nos próximos meses. “Esta etapa do curso foi voltada para o conteúdo teórico. Em seguida, os participantes colocarão em prática os planos de ação ao longo de três meses. Quando retornarmos, eles apresentarão os resultados, e então faremos a certificação.”, destacou Katiane Almeida,

A segunda etapa do curso em Aiuaba está programada para janeiro de 2026, prometendo dar continuidade ao fortalecimento das ações de educação ambiental na região, em sintonia com as iniciativas desenvolvidas em Arneiroz. Essas capacitações refletem um compromisso crescente com a sustentabilidade e a conscientização ambiental no Ceará, envolvendo diferentes segmentos da sociedade em um esforço conjunto para a preservação do meio ambiente.