Sema realiza consulta pública para criação de Unidade de Conservação em Santana do Cariri

29 de agosto de 2025 - 15:22

A Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema) realizou, na última quarta-feira (27), uma consulta pública para discutir a criação do Refúgio de Vida Silvestre (REVIS) Vale dos Buritis. O evento ocorreu no Polo de Convivência Pedro Linard Rocha, em Santana do Cariri, no Sul do Ceará, e contou com a participação de cerca de 100 pessoas, incluindo representantes do poder público, ONGs, associações, moradores e proprietário de Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs).

A consulta teve duração de aproximadamente três horas e foi conduzida pela Universidade Regional do Cariri (URCA), instituição contratada pela Sema para realizar os estudos técnicos que fundamentam a proposta. Durante o evento, foram apresentados os detalhes técnicos do projeto, seguidos de uma sessão em que os participantes puderam esclarecer dúvidas, apresentar sugestões e dar suas opiniões sobre a criação da unidade.

O secretário executivo da Sema, Cassimiro Tapeba, a vice-reitora da Urca, professora Socorro Vieira e o diretor Científico do Geopark Araripe, professor Patrício Melo participaram da discussão. O objetivo da consulta foi ouvir as contribuições da comunidade antes da elaboração do relatório final, que reunirá os questionamentos e sugestões dos participantes. Este documento poderá incluir ajustes nas categorias de proteção e nos limites da área proposta.

Após a consulta, a Sema dará continuidade ao processo com a elaboração da versão final do estudo técnico, que incluirá a minuta do ato de criação da unidade. Este documento será submetido à assessoria jurídica da Sema para análise e, posteriormente, à Procuradoria-Geral do Estado (PGE) para parecer sobre a criação da unidade. Se aprovado, o ato será enviado à Casa Civil para publicação no Diário Oficial do Estado (DOE), formalizando a criação do Refúgio de Vida Silvestre.

Saiba mais

REVIS é uma Unidade de Conservação de proteção integral prevista pela Lei do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), com foco na preservação de ambientes naturais e na proteção da fauna e flora. A área proposta para a criação do REVIS está situada na Área de Proteção Ambiental (APA) da Chapada do Araripe, gerida pelo ICMBio, e abrange o Rio Cariús, na Bacia Hidrográfica do Rio Cariús. A região também faz parte do Geopark Araripe, reconhecido pela UNESCO. A criação da unidade tem como objetivos a proteção dos recursos hídricos, a conservação da fauna e flora locais, além da integração com outras áreas protegidas para o desenvolvimento sustentável e a preservação da biodiversidade e geodiversidade.

Quem quiser contribuir, pode enviar suas ideias sugestões e dúvidas para o e-mail consultapublicaburitis@sema.ce.gov.br até 16 de setembro de 2025, às 23h59min59s