Sema participa de debate sobre análise de soluções para destinação de resíduos sólidos na FIEC
28 de agosto de 2025 - 11:49 #8ª Reunião Ordinária #ADECE #AGACE #Fiec #Resíduos Sólidos
Nesta quarta-feira (28), ocorreu a 8ª Reunião Ordinária da Câmara Setorial da Indústria da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (ADECE), no Auditório Luiz Esteves Neto, da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC). O encontro mobilizou prefeitos, secretários municipais de meio ambiente e representantes de instituições públicas e privadas em torno de um dos maiores desafios ambientais do estado: a destinação adequada de resíduos sólidos. O evento, organizado em parceria com a Associação das Gestões Ambientais Locais (AGACE), FIEC e Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema), destacou a urgência de cumprir a legislação vigente, com foco em cooperativismo, inovação e planejamento de longo prazo.
Cooperação e Inclusão
Na abertura do encontro, a titular da Sema, Vilma Freire, reforçou o papel dos consórcios cearenses como peças-chave no avanço da agenda e destacou a necessidade de integrar catadores e cooperativas ao processo. “Somos um estado a favor de qualquer e toda alternativa que venha a trazer uma solução adequada e ambientalmente sustentável para essa solução. No entanto, a gente têm duas exigências: que os municípios sejam integralmente inseridos nesse processo e os nossos catadores e catadoras — que é uma política pública do estado do Ceará — sejam incluídos”, afirmou.
Para atender à legislação vigente, o Ceará busca equilibrar as realidades municipais, a inovação e a pressão por resultados. O caminho, segundo os participantes, passa por cooperação, inclusão dos catadores e visão de longo prazo — elementos que, esperam, transformem a “triste realidade” em modelo a ser seguido.