Sema realiza visita técnica ao Projeto Cílios do Jaguaribe em Iguatu e Arneiroz
22 de agosto de 2025 - 11:24
A Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema) realizou, nos dias 11 e 12 de agosto, uma visita técnica ao Projeto Cílios do Jaguaribe, iniciativa que tem como objetivo recuperar 35,45 hectares de áreas degradadas nos municípios de Iguatu e Arneiroz, por meio do plantio de espécies nativas da Caatinga.
Durante a visita, a equipe técnica da Sema avaliou a conclusão do plantio, verificou as espécies utilizadas, a metodologia adotada e a taxa de sobrevivência das mudas. Também houve reunião com representantes da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), em Iguatu, para alinhar as próximas etapas do projeto.
Segundo Lucas Silva, técnico da Célula de Políticas de Flora da Coordenadoria de Biodiversidade da Sema, a vistoria faz parte do Acordo de Cooperação Técnica entre Sema, Chesf e a Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH). O acordo prevê o acompanhamento de cada fase de execução por parte da Sema. O setor de Geoprocessamento da secretaria dará suporte à análise por meio de imagens aéreas para monitoramento da evolução da cobertura vegetal nas áreas reflorestadas.
Projeto Cílios do Jaguaribe
O Projeto Cílios do Jaguaribe é resultado de uma parceria entre o Governo do Ceará, por meio da Sema e da SRH, a Chesf e o Instituto Federal do Ceará (IFCE). O investimento é de R$ 2,8 milhões, oriundo de compensação ambiental da Chesf. Até o momento, foram plantadas 10.743 mudas, sendo 2.387 em Iguatu e 8.356 na área do açude Arneiroz II. As espécies incluem imburana-de-cheiro, catingueira, aroeira, jurema-preta, pau-ferro, jurema-branca, braúna, pau-d’arco-roxo, barriguda, mulungú, mororó, embiratanha e tamboril.
Além do reflorestamento, o projeto realizou, em 2024, atividades educativas com foco na conscientização ambiental da população local e formação de multiplicadores em educação ambiental.