Sema promove de exposição sobre biodiversidade no Agosto Verde da Cidade Mais Infância

22 de agosto de 2025 - 10:49

Em alusão ao Agosto Verde, mês nacional de conscientização voltado a gestantes, crianças de até 6 anos e suas famílias, a Cidade Mais Infância, equipamento do Governo do Ceará, gerenciado pela Secretaria da Proteção Social (SPS), promoveu nesta quinta-feira (21) uma programação especial em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema) e o Museu de História Natural do Ceará (MHNCE/Uece). O evento combinou educação ambiental e interatividade, com uma exposição imersiva que destacou espécies da fauna e flora cearense, reforçando a importância da preservação da biodiversidade local.

A ação, que atraiu crianças, famílias e educadores, teve como objetivo conscientizar o público infantil sobre práticas sustentáveis por meio de experiências sensoriais. “O contato com a natureza melhora a infância, tornando-a saudável, a imunidade, a memória, o sono, a capacidade de aprendizado, a sociabilidade e as capacidades físicas. A aprendizagem de cuidados consigo, com o outro e com o ambiente, e o senso de pertencimento e de interdependência.”, destacou o técnico da Célula de Políticas de Flora (Ceflor) da Sema, Christopher Renner Silva Morais, durante a atividade.

Além da exposição, a iniciativa abordou as Unidades de Conservação (UCs) do Estado do Ceará e orientações para integração familiar com a natureza. O enfoque multidisciplinar reforçou a conexão entre desenvolvimento infantil e sustentabilidade, alinhado às diretrizes do Agosto Verde para promover hábitos ambientalmente responsáveis desde os primeiros anos de vida.

Saiba mais

O Agosto Verde é uma campanha instituída Lei nº 14.617, sancionada em 2023, com o objetivo de valorizar a primeira infância (crianças de 0 a 6 anos), com ações educativas, culturais e de saúde voltadas ao desenvolvimento integral infantil. Durante o mês, o governo e municípios promovem atividades como oficinas, brincadeiras, vacinação, educação ambiental e fortalecimento dos vínculos familiares, reforçando a importância dos primeiros anos de vida para um futuro mais saudável e consciente. Em 2025, a campanha reforça a importância da paternidade ativa para a construção de futuros mais justos e saudáveis.