Reconhecimento da APA Berçários da Vida Marinha marca etapa do Plano de Manejo

22 de agosto de 2025 - 15:07 # # # # #

 

Entre os dias 18 e 21 de agosto, teve início a atividade de reconhecimento da Área de Proteção Ambiental (APA) Berçários da Vida Marinha. A ação é uma das etapas do processo de elaboração do Plano de Manejo da Unidade de Conservação, que é gerida pela Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema).

As atividades foram acompanhadas pela gestora da APA, Camila Souza, e pela orientadora da Célula de Conservação da Diversidade Biológica da Coordenadoria de Biodiversidade da Sema, Andréa Moreira.

O Plano de Manejo está sendo elaborado pelo Consórcio Bio Teia e Seleção Natural, empresa contratada pelo Projeto Áreas Marinhas e Costeiras Protegidas (GEF-Mar), iniciativa coordenada pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), em parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), e que tem o objetivo de conservar a biodiversidade e promover o uso sustentável da zona marinha e costeira.

Durante o reconhecimento de campo, foram coletados dados sobre o uso do solo e do mar na região, além do mapeamento de locais que passarão por estudos mais detalhados. Também foram identificadas as comunidades e locais onde ocorrerão oficinas de diagnóstico participativo e estratégias de mobilização e divulgação. As informações serão incorporadas ao Plano de Trabalho.

A equipe do consórcio, representada pela bióloga Fabiana Dallacorte e o geógrafo Melvin Moura Leisner, apresentou o cronograma das atividades e forneceu informações técnicas sobre o plano. Também foram realizadas reuniões com a Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas Aquáticos (AQUASIS), com o Instituto Municipal de Fiscalização e Licenciamento Ambiental (Imfla) e com a Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho, Agricultura e Meio Ambiente (Sedema) de Icapuí. O objetivo foi apresentar a empresa responsável pelo plano, o cronograma e organizar as oficinas com as comunidades.

Segundo a técnica Andrea Moreira, um dos pontos da agenda foi a visita à área que será cedida pelo município de Icapuí para instalação de dois contêineres de apoio à gestão da APA. “O documento de cessão, que terá vigência até 2029, foi assinado e seguirá para publicação. Acreditamos que esta iniciativa fortalecerá significativamente as ações de proteção e manejo da APA”, afirmou.

A APA Berçários da Vida Marinha é a segunda Unidade de Conservação estadual sob gestão da Sema a receber recursos do Projeto GEF-Mar. Criada pelo decreto nº 34.565, a APA possui uma área total de 13.230,52 hectares e tem como finalidade proteger aves limícolas, áreas de reprodução e alimentação do peixe-boi marinho, conservar a flora e garantir a proteção de animais terrestres e marinhos, além de contribuir para a redução dos efeitos das mudanças climáticas.