Brigadistas da Sema participam de capacitação em Combate a Incêndios Florestais e Atendimento Pré-hospitalar
14 de agosto de 2025 - 10:56 #APH #atendimento pré-hospitalar #Parque Botânico #PEBCE #PREVINA
Brigadistas da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema) concluíram, nesta quarta-feira (13), treinamento, de 16 horas, em prevenção e combate a incêndios florestais e atendimento pré-hospitalar (APH). A capacitação, realizada no Parque Estadual Botânico do Ceará (PEBCE), em Caucaia, foi ministrada por instrutores do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) e contou com atividades teóricas e simulações práticas.
No conteúdo teórico, foram abordados temas relacionados à classificação dos incêndios florestais, tipos de combate e estratégias operacionais, além de procedimentos básicos de atendimento pré-hospitalar. Já na parte prática, os brigadistas participaram de atividades de salvamento e primeiros socorros, com foco no controle de hemorragias, imobilização de fraturas, atendimento a casos de desmaio e prática de carregamento de vítimas. Também receberam instrução sobre o uso de ferramentas e executaram aceiros preventivos, medida fundamental para reduzir o risco de propagação do fogo.
Habilidades que Salvam Vidas
Para a Coordenadora do Programa Estadual de Prevenção, Monitoramento, Controle de Queimadas e Combate aos Incêndios Florestais (Previna), Carollyne Matos, o treinamento representa um diferencial importante para a atuação dos brigadistas. “Nossos brigadistas trabalham em áreas protegidas, como Unidades de Conservação (UCs), onde nem sempre o socorro especializado chega rapidamente. Ter habilidades de atendimento pré-hospitalar significa salvar vidas e garantir mais segurança para a equipe e para as comunidades do entorno das UCs”, destacou.
Integração
O Capitão BM Fábio Plutarco, do CBMCE, enfatizou a sinergia entre as instituições. “Durante esses dois dias, conseguimos alinhar procedimentos e compartilhar técnicas fundamentais. Ao unirmos a experiência do Corpo de Bombeiros e o conhecimento territorial dos brigadistas da Sema, fortalecemos a prevenção e ampliamos a capacidade de resposta diante de emergências ambientais e situações que envolvem vítimas”, afirmou.
A Sema vem reforçando que capacitações anuais são prioritárias para incorporar novas técnicas e manter as equipes preparadas. A iniciativa integra um plano de parceria contínua com o CBMCE, visando ampliar a proteção ambiental e reduzir riscos para populações em áreas protegidas durante a temporada de queimadas.
Em 2024, o AQUA – satélite de referência utilizado pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), registrou um total de 7.166 focos de calor no estado do Ceará, número que representa um aumento de 5% em relação às detecções de 2023.
Programa de Prevenção, Monitoramento, Controle de Queimadas e Combate aos Incêndios Florestais (PREVINA)
A Secretaria do Meio Ambiente – SEMA coordena, desde 2004, o Programa de Prevenção, Monitoramento, Controle de Queimadas e Combate aos Incêndios Florestais (PREVINA) cujo objetivo é subsidiar o governo na formulação de políticas públicas de promoção e desenvolvimento de ações, contribuindo efetivamente para o planejamento e a utilização de estratégias de prevenção, monitoramento, controle de queimadas e combate aos incêndios florestais no âmbito estadual.
O Comitê é composto de uma Secretaria Executiva exercida pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente – SEMACE e de uma Sala de Situação, lotada na FUNCEME, responsável pelo monitoramento, por satélites meteorológicos, de focos de calor que podem representar possíveis queimadas ou incêndios florestais ao longo do território cearense, e das condições meteorológicas à superfície que facilitam a ocorrência e a propagação do fogo na vegetação.
O PREVINA conta, ainda, com a colaboração de importantes parceiros tais como o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (IBAMA) e os Bombeiros, dentre outros.