Ceará promove a IV Conferência Estadual Infantojuvenil pelo Meio Ambiente e convida jovens para transformar o Brasil com Educação e Justiça Climática

13 de agosto de 2025 - 16:32 # # # #

 

A Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema) participou, na manhã desta quarta-feira (13), da solenidade de abertura da IV Conferência Estadual Infantojuvenil pelo Meio Ambiente do Ceará (IV CEIJMA-CE). O evento, sob a coordenação da Secretaria da Educação (Seduc), está sendo realizado no auditório do SESC Iparana, no município de Caucaia e acontece até o próximo sábado, 6 de agosto. O tema central é: “Vamos transformar o Brasil com Educação e Justiça Climática”.

Durante os três dias de Conferência, serão apresentados e selecionados os projetos de ação desenvolvidos pelas escolas, definindo aquele que representará o Ceará na etapa nacional, em Brasília, no mês de outubro, onde as propostas serão debatidas e poderão [quiçá] influenciar políticas públicas ambientais para todo o país. Também serão eleitos os delegados que vão compor a delegação cearense na VI Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (VI CNIJMA).

De acordo com o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), a Conferência tem como objetivo “propiciar uma atitude responsável e comprometida da comunidade escolar com as complexas questões socioambientais contemporâneas, ao produzir conhecimentos e ações locais para o enfrentamento das mudanças do clima, com base em educação ambiental, nos princípios da equidade, inclusão e diversidade, e na perspectiva da justiça climática”. A VI CNIJIMA é uma iniciativa do Ministério da Educação e do MMA, em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Ceará gigante

A representante do MMA, Neusa Helena Rocha Barbosa, relatou que a Conferência Infantojuvenil acontece desde 2003 e que foi um sonho realizado da Ministra Marina Silva. Também fez questão de elogiar a performance do Ceará que ficou em primeiro lugar como o estado que mais mobilizou escolas, um total de 54% dos municípios que aderiram e promoveram todas as etapas escolares e municipais da IV CEIJMA-CE. “Isso é um feito gigante, é o nosso estado sempre se destacando”, afirmou. Neusa agradeceu o apoio da Comissão Organizadora Estadual e do Coletivo Jovem, lembrando que “jovem educa jovem, jovem escolhe jovem”.

A titular da Sema, Vilma Freire, destacou a Conferência Infantojuvenil como um grande momento de construção coletiva e legítima, uma grande festa da democracia, da mobilização e do protagonismo da juventude. “Vocês nunca vão esquecer esse momento, serão três dias nos quais vocês vão viver e ter a oportunidade de discutir novas ideias e projetos sobre as mudanças climáticas, a biodiversidade e muitos outros temas ambientais, considerados desafios globais e locais, urgentes e nos quais vocês e as suas escolas também tem papel de destaque”, disse.

Educação Ambiental

No período da tarde, o educador ambiental, Sérgio Mota, da Coordenadoria de Educação Ambiental e Articulação Social (Coeas/Sema), proferiu palestra sobre Justiça Climática, para um público de 130 professores. Ele destacou a importância da IV Ceijm-CE, no contexto das Mudanças Climáticas, para promover a participação e o protagonismo do estudante infantojuvenil, na elaboração de propostas. “Neste momento, todos estamos com a responsabilidade, por meios das s propostas que aqui serão apresentadas, de contribuir para a construção de um futuro mais justo e sustentável”, disse.

Saiba mais

A Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA), promovida pelo Ministério do Meio Ambiente, é uma iniciativa que mobiliza escolas brasileiras para fortalecer a Educação Ambiental, tornando-as espaços sustentáveis e resilientes. Desde 2003, em cinco edições, já envolveu mais de 20 milhões de pessoas. Em sua sexta edição, a conferência incentiva o protagonismo juvenil e a promoção da justiça climática, integrando-se à preparação do Brasil para a COP30, em Belém (PA). Estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental são convidados a refletir sobre as mudanças climáticas e propor soluções para transformar a realidade local.