Agosto Verde: Educação Ambiental na primeira infância
12 de agosto de 2025 - 15:29 #Agosto Verde #ESEC #Estação Ecológica do Pecém #Unidade de Conservação
Na manhã desta terça-feira (12), a gestora, Najila Silva, da Unidade de Conservação (UC), Estação Ecológica do Pecém (ESEC), coordenou atividade educativa com estudantes da Escola Municipal Guaruru, em Caucaia. A ação, prevista na programação do Agosto Verde, tratou sobre o tema incêndios florestais e teve como público-alvo crianças da primeira infância. A ESEC é uma UC sob a gestão da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema).
Durante a atividade, os pequenos alunos e professores foram alertados, de forma lúdica, sobre os riscos e os impactos do fogo na natureza, além de orientar sobre como agir para evitar queimadas. “Foi um momento de trocas de conhecimentos e fortalecimento da educação ambiental com foco na primeira infância, de modo a contribuir para a criação de uma geração mais consciente da importância da natureza e dos recursos naturais”, explicou a gestora da ESEC, Najila Silva. A técnica Isabela Gomes, também participou do evento.
Agosto Verde
O Agosto Verde ou Mês da Primeira Infância foi instituído em 2023, por meio da Lei n°14.617 , com o objetivo principal de promover ações de conscientização com gestantes, crianças até 6 anos e suas famílias, em todo o território nacional.
Saiba mais
A fase de 0 a 6 anos, conhecida como primeira infância, é aquela fase na qual o cérebro da criança se desenvolve com mais intensidade e que vínculos, aprendizagens e experiências deixam marcas mais profundas para toda a vida.