Ceará participa do lançamento da Rede Interfederativa de Gestão e Inovação do Cadastro Ambiental Rural em Brasília

8 de agosto de 2025 - 16:35

O Governo do Ceará, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema) e da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), participaram, até esta sexta-feira, 8, do evento sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR), realizado no Ministério da Gestão e Inovação (MGI), em Brasília. O encontro tratou dos avanços na gestão do CAR, com foco na criação da Rede CAR e na modernização da ferramenta.

De acordo com a representante da Sema no evento, Vanessa Alencar, técnica da Coordenadoria da Biodiversidade (Cobio/Sema), a ideia é que o CAR seja um instrumento cada vez mais potente de subsídio para diferentes políticas públicas. Ela informou que a Rede CAR pretende estruturar e coordenar a oferta de capacitações, mentorias, eventos técnicos, ferramentas e outras soluções de gestão, impulsionando a troca de experiências e boas práticas entre servidores de diferentes regiões e setores.

Vanessa afirmou que “para a SEMA é fundamental entender e vislumbrar os avanços do programa de Cadastro Ambiental Rural e como essa nova roupagem de infraestrutura pública digital, pode auxiliar no fomento de novas políticas públicas no contexto da gestão ambiental do estado do Ceará”. O técnico da Semace, Marcelo Rodrigues, coordenador do CAR-CE, também particpou do encontro. A programação teve início na terça-feira, 5, com apresentação da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema) sobre os avanços das gestões estaduais do CAR.

Participações

A mesa de abertura contou com a participação de autoridades de diferentes esferas do governo e organismos internacionais: Cristina Mori, secretária-executiva do MGI; Garo Batmanian, diretor-Geral do Serviço Florestal Brasileiro no Ministério do Meio Ambiente e da Mudança do Clima; Moisés Savian, secretário de Governança Fundiária, Desenvolvimento Territorial e socioambiental do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar; Annette Bull, ministra-Conselheira e representante da Embaixada da Noruega no Brasil; Camila Gramkow, Diretora Interina da Comissão Econômica para América Latina e Caribe (CEPAL); Eduardo Taveira, Presidente da ABEMA e o secretário do Meio Ambiente do Estado do Amazonas, de forma online.