Sema participa de oficina sobre manejo integrado do fogo na Serra da Ibiapaba

7 de agosto de 2025 - 10:25 # # # # # #

 

Na última terça-feira (5), a Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema) participou de uma oficina sobre o Plano de Manejo Integrado do Fogo (PMIF) da Área de Proteção Ambiental (APA) da Serra da Ibiapaba – Regional Ceará. O encontro, promovido pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), foi realizado na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), em Fortaleza, e reuniu órgãos e instituições que atuam na prevenção e no combate a incêndios florestais.

A iniciativa teve como objetivo construir, de forma técnica e participativa, um diagnóstico sobre o uso do fogo na região, servindo de base para a formulação de estratégias integradas de prevenção e controle. Durante a oficina, foram realizadas apresentações técnicas, com destaque para o funcionamento do Centro Especializado em Manejo Integrado do Fogo (CEMIF), a contextualização territorial da APA Serra da Ibiapaba e os principais desafios na gestão do fogo. Também foi apresentado um panorama das ocorrências de incêndios florestais na área.

Representando a Sema, a orientadora da Célula de Políticas de Flora (Ceflor/Sema), Carollyne Matos, apresentou o Programa de Prevenção, Monitoramento, Controle de Queimadas e Combate aos Incêndios Florestais (PREVINA). Coordenado pela Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima, o programa tem como objetivo subsidiar a formulação de políticas públicas voltadas à gestão do fogo no Ceará.

Carollyne, que também é coordenadora do Previna, explicou que o programa promove ações integradas para prevenir, monitorar e combater queimadas e incêndios florestais no estado, especialmente em áreas com maior incidência durante os períodos críticos. Ela também destacou a importância da cooperação institucional na construção de estratégias de prevenção e resposta a esses eventos. “O fortalecimento de parcerias institucionais resulta em uma proteção mais efetiva dos ecossistemas, especialmente em territórios de alta relevância ambiental, como a Serra da Ibiapaba e as Unidades de Conservação Estaduais”, pontuou.

Participaram da atividade representantes do CEMIF, da Coordenação Territorial de Fortaleza, da APA Serra da Ibiapaba, do Núcleo de Gestão Integrada (NGI) de Sobral, dos Parques Nacionais de Sete Cidades e Ubajara (Parna), da Câmara Técnica do PMIF (Conapasi), da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), do Prevfogo/Ibama, da Sema, do Ministério Público do Estado do Ceará (Caoma) e da Primeira Companhia do Terceiro Batalhão de Bombeiros Militares de Sobral.