Coema aprova projeto de instalação de linha de transmissão e ampliação de subestação no Ceará

7 de agosto de 2025 - 17:25 # # # #

 

O Conselho Estadual do Meio Ambiente (Coema) aprovou, nesta quinta-feira (7), o projeto para a instalação da linha de transmissão 500 kV Morada Nova/Pacatuba e a ampliação da Subestação de Energia de Pacatuba, que atravessa dez municípios do Ceará: Itaitinga, Pacatuba, Guaiúba, Acarape, Barreira, Aracoiaba, Ocara, Ibaretama, Ibicuitinga e Morada Nova.

O empreendimento, de interesse da Nova Era Ceará Transmissora de Energia S.A (Grupo Eletrobras), foi aprovado durante a 326ª Reunião Ordinária do colegiado, presidida por Vilma Freire, secretária do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema), e contou com a presença do secretário do Conselho e titular da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), João Gabriel.

Durante a sessão, os conselheiros analisaram o Estudo de Impacto Ambiental e o Relatório de Impacto Ambiental (EIA/Rima), com espaço para esclarecimento de dúvidas relacionadas ao projeto. A aprovação, que obteve 23 votos favoráveis, é uma etapa essencial para que a Semace possa conceder a licença de instalação — fase fundamental no processo de licenciamento ambiental.

Ao declarar seu voto, a titular da Sema parabenizou a empresa pelo projeto e destacou os pontos positivos do empreendimento. “Esse projeto é muito importante, porque contribui para a geração de renda na região e fortalece o posicionamento do Estado do Ceará na liderança da transição energética no Brasil”, pontuou Vilma Freire.

Entre os principais benefícios apontados estão a melhoria na disponibilidade de energia elétrica, a criação de expectativas positivas entre a população local e o aumento na oferta de postos de trabalho, com consequente dinamização da economia regional.

Durante os informes da reunião, o superintendente da Semace, João Gabriel, relembrou o I Encontro Estadual de Fiscalização Ambiental: História, Desafios e Perspectivas, realizado nos dias 5 e 6 de agosto, e parabenizou mais uma vez os servidores pelos 15 anos do concurso da autarquia. “Foi esse concurso que nos permitiu trazer para o nosso quadro gestores ambientais, fiscais ambientais e procuradores autárquicos. Sem dúvida, ele foi um marco na história da Semace, ajudando a fortalecer a instituição e permitindo esse alcance em todo o estado do Ceará”, destacou.

Saiba mais

O Conselho Estadual do Meio Ambiente (Coema) é um órgão colegiado vinculado diretamente ao Governador do Estado do Ceará, com atuação em todo o território estadual. Sua principal função é assessorar o Chefe do Poder Executivo na formulação e implementação de políticas de proteção ambiental. Composto por 39 representantes de diversos setores — incluindo órgãos dos poderes Executivo e Legislativo, universidades públicas, entidades de classe e organizações da sociedade civil —, o Coema atua como espaço democrático de deliberação. Suas decisões são tomadas por meio de votação direta e aberta entre os conselheiros, durante reuniões ordinárias mensais ou sessões extraordinárias. A presidência do conselho é exercida pelo titular da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), enquanto a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) responde pela secretaria executiva, podendo substituir o presidente em caso de ausência.