Termina o I Encontro Estadual de Fiscalização Ambiental

6 de agosto de 2025 - 16:59

O secretário executivo da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema), Cassimiro Tapeba, proferiu a palestra de encerramento, do segundo e último dia, do I Encontro Estadual de Fiscalização Ambiental: História, Desafios e Perspectivas. Na ocasião, o executivo falou sobre o “Meio Ambiente Integrativo”. Ele destacou que sabedoria dos povos indígenas, é relevante e deve ser considerada pelos órgãos ambientais, seja, Semace, Sema ou Ibama. “É necessário o diálogo com os povos tradicionais, afinal são eles que estão lá no front, como verdadeiros fiscais da natureza”, disse.

A titular da Sema, Vilma Freire, compareceu à solenidade de enceramento do I Encontro Estadual de Fiscalização Ambiental. Ela parabenizou a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), fazendo questão de destacar a importância do evento para a Política Estadual do Meio Ambiente, assim como o papel do fiscal ambiental e a relação do mesmo com a sociedade. “A população não deve temer a fiscalização. Estamos aqui para construir juntos e juntos, estamos construindo um grande legado, um meio ambiente, forte, saudável e sustentável”, afirmou.


Em seguida, todos os presentes cantaram parabéns em comemoração pelos 15 anos da Fiscalização ambiental na Semace e dividiram um grande bolo. Os superintendentes da Semace, João Gabriel Rocha Laprovítera, e Deodato Ramalho, do Ibama, também prestigiaram o evento ocorrido na tarde desta quarta-feira (6), no Auditório Murilo Aguiar, na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece).