Sema participa de reunião que propõe criação de UC na Serra das Matas, no Sertão Central
1 de agosto de 2025 - 16:34
O gestor Danilo Soares, das Unidades de Conservação (UCs) estaduais, Área de Proteção Ambiental (APA) da Bica do Ipu, APA do Boqueirão do Poti e Parque Estadual do Cânion do Rio Poti, representou a Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema), na reunião preliminar que discutiu a criação de UC, categoria uso sustentável, na Serra das Matas, em Monsenhor Tabosa. O encontro, ocorrido dia 24 de julho, foi uma demanda do Movimento Indígena Tabajaras Serra da Mata.
De acordo com Danilo, teve como objetivo esclarecer, coletar informações e esclarecer pontos diversos. “Inclusive sobre categorias, sobre mecanismos de criação, gestão e funcionamento de uma área protegida”, disse o representante da Sema. O evento contou com a presença de comunidades indígenas tradicionais: Aldeia Olho D’água dos Canutos, Aldeia Malhada da Onça, Aldeia Lagoa dos Santos, Aldeia Serra Branca e Aldeia Rajado. Ficou encaminhado ao criar a UC, seja previsto o zoneamento e a proteção especial às nascentes e aos povos indígena, além do território.
A representante das lideranças tradicionais da região da Serra das Matas, Luiza Canuto, participou ativamente e coordenou parte das discussões. Também presentes representantes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Acaraú (CBHA) das Secretarias Municipais de Monsenhor Tabosa – Meio Ambiente, Agricultura e Educação).
Serra das Matas
A Serra das Matas é uma cadeia de montanhas localizada no Sertão Central do estado do Ceará, composta por elevações superiores a 1.000 m de altitude. Ela se estende pelos municípios de Monsenhor Tabosa, Catunda, Tamboril, Santa Quitéria e Boa Viagem. Seu ponto mais alto é o Pico da Serra Branca, com 1.154 metros de altitude, localizado em Catunda, sendo o ponto mais alto do estado. A Serra das Matas é caracterizada por apresentar um clima semiárido, com vegetação de caatinga e mata seca e úmida.