Titular da Sema destaca papel das comunidades locais para o desenvolvimento sustentável, durante visita às UCs estaduais, em Paracuru

29 de julho de 2025 - 16:24

Nesta terça-feira (29), a titular da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema), Vilma Freire, e equipe formada por técnicos da Coordenadoria da Biodiversidade (Cobio/Sema), realizou visita técnica nas Área de Proteção Ambiental (APA) das Dunas de Paracuru e APA do Estuário do Rio Curu, em Paracuru, no Litoral Oeste cearense. Entre os objetivos da atividade foi o de fortalecer o diálogo com as comunidades tradicionais locais.De acordo com a secretária Vilma, as duas APAs – Unidades de Conservação (UCs) estaduais, sob a gestão da Sema – são vitais para a proteção da biodiversidade do Litoral Oeste e para o desenvolvimento sustentável da região. “Precisamos unir conservação da natureza com aspectos econômicos e justiça social”, destacou. As duas UCs juntas ocupam uma área de aproximadamente, 5 mil hectares.

Guerreiras das Água

A agenda incluiu um encontro com as marisqueiras pescadoras do Paracuru, conhecidas como Guerreiras das Águas. O grupo e a equipe Sema, juntos, fizeram uma trilha. Na ocasião, as mulheres compartilharam desafios do cotidiano, como o enfrentamento da escassez de mariscos. Segundo elas, têm dias que não levam nada. “O búzio está em falta, então focamos no camarão, no siri e nos peixes”, relatou Maria Leonice [conhecida como Nita].

As marisqueiras Maria Irismar [Mazinha] e Ednucia [Edí] também participaram da trilha. Elas, assim como a Nita, estão entre as 42 mulheres que integram as Guerreiras das Águas. Juntas, trabalham para o equilíbrio, a subsistência e a venda do pescado. “Quando pegamos bastante, vendemos, quando não, consumimos”, contou Ednucia.

Pilares ecológicos

A titular da Sema também se reuniu com representantes da Associação de Bugueiros de Paracuru, os principais responsáveis pelos passeios turísticos nas famosas dunas. Na pauta do encontro, a importância do turismo sustentável e o papel dos condutores na educação ambiental dos visitantes e as ações que que minimizam impactos nos ecossistemas costeiros. Durante o diálogo, Vilma destacou a importância da participação da comunidades locais, nas políticas ambientais.

Para a titular, os povos tradicionais, personagens como as marisqueiras e os bugueiros, conseguem manter vivas as tradições. “São eles que conhecem e acompanham os ritmos da natureza. Portanto, o nosso papel é garantir que a proteção ambiental caminhe junto com a qualidade de vida destas pessoas”, encerrou.

Durante a visita, também foram avaliadas ações de fiscalização e o potencial das UCs estaduais para o turismo sustentável e realizada uma reunião com a vice-prefeita de Paracuru, Rachel Vieira. Juntas, discutiram parcerias entre o município e o estado e onde, mais uma vez, a titular reforçou o papel das UCs, como pilares ecológicos e culturais do Ceará.

Saiba mais

Criada em 1999, a APA das Dunas de Paracuru abrange 3.909,60 hectares de campos dunares, a 90 km de Fortaleza. Já a APA do Estuário do Rio Curu, estabelecida no mesmo ano, ocupa 881,94 hectares entre Paracuru e Paraipaba, protegendo manguezais, praias, falésias e o curso estuarino do rio.