AJAs participam de ações educativas no Dia Internacional para a Conservação do Ecossistema de Manguezais, em Fortaleza
28 de julho de 2025 - 13:30
No último sábado (26), data em que se celebrou o Dia Internacional para a Conservação do Ecossistema de Manguezais, instituído pela UNESCO, os Agentes Jovens Ambientais (AJAs) de Fortaleza participaram de uma série de ações na Barra do Ceará em alusão à data. A iniciativa teve como objetivo promover o envolvimento direto da juventude na preservação dos ecossistemas costeiros, por meio do plantio e distribuição de mudas, mutirão de limpeza e ações de conscientização ambiental com a comunidade local.
Durante a programação, os AJAs atuaram em diversas frentes, como o diálogo com moradores da região sobre a importância da proteção dos manguezais e a mobilização de voluntários para o plantio de mudas nativas. Um mutirão de limpeza realizado nas margens do Rio Ceará resultou na retirada de 86 kg de resíduos, entre plásticos, embalagens, garrafas e outros materiais sólidos. A ação teve caráter educativo e buscou alertar sobre os impactos do descarte inadequado de lixo nos ecossistemas de mangue e nos corpos hídricos da região.
Para a AJA Vitória Machado, a experiência reforça a importância da preservação dos manguezais e da mobilização da juventude. “Ter a oportunidade de contribuir com a distribuição de mudas e o plantio, colaborar na limpeza do Rio Ceará e dialogar com a comunidade sobre a importância da preservação dos manguezais reforçou ainda mais o valor do nosso trabalho como AJAs”, afirmou. Ela também destacou a importância do Programa em seu desenvolvimento pessoal. “Ser Agente Jovem Ambiental tem sido uma verdadeira transformação na minha vida. Hoje, sinto-me mais consciente e preparada para defender o meio ambiente e incentivar outras pessoas a fazerem o mesmo”, finalizou.
Semana Estadual de Proteção aos Manguezais no Ceará
O evento integrou a programação da Semana Estadual de Proteção aos Manguezais no Ceará, instituída pela Lei Estadual nº 16.996. A legislação determina que a semana seja celebrada anualmente em torno do dia 26 de julho, em alusão ao Dia Mundial de Proteção aos Manguezais, com ações voltadas à conscientização ambiental, educação, atividades lúdicas, palestras, mutirões de limpeza e práticas ecológicas em diversos municípios costeiros do estado.
Sendo o primeiro estado brasileiro a instituir oficialmente uma semana dedicada a este bioma, o Ceará busca, por meio dessa iniciativa, sensibilizar a população sobre a importância dos manguezais e seu papel crucial na biodiversidade, na proteção da costa e no sequestro de carbono.
Os manguezais estão presentes ao longo de todo o litoral atlântico brasileiro, com exceção do Rio Grande do Sul, ocupando cerca de 1,2 milhão de hectares. O Ceará é o oitavo estado com maior área de manguezais do país, com mais de 19 mil hectares, segundo o Atlas dos Manguezais do Brasil, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). No estado, cinco das 39 unidades de conservação administradas pela Sema estão diretamente relacionadas aos ecossistemas de mangue: o Parque Estadual do Cocó, a APA do Rio Pacoti, a APA do Rio Maranguapinho, a APA do Estuário do Rio Curu e a APA do Estuário do Rio Mundaú.
Sobre o Programa AJA
Criado pela Lei Estadual nº 17.383, de 2021, o Programa Agente Jovem Ambiental é uma política pública do Governo do Ceará, coordenada pela Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema). O programa seleciona jovens em situação de vulnerabilidade social, de todos os 184 municípios cearenses, para atuarem em ações de preservação ambiental, educação sustentável e mobilização comunitária.