Sema realiza ação ambiental na Sabiaguaba em celebração ao Dia Internacional para a Conservação dos Manguezais
26 de julho de 2025 - 14:39
Atividade contou com mutirão de limpeza e distribuição de mudas, envolvendo os Agentes Jovens Ambientais e instituições parceiras no Complexo Ambiental e Gastronômico da Sabiaguaba
Em alusão ao Dia Internacional para a Conservação do Ecossistema de Manguezais, celebrado em 26 de julho, a Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Ceará (Sema) promoveu, neste sábado, uma ação de limpeza nas áreas de mangue do Rio Cocó, com a participação dos Agentes Jovens Ambientais Cocó (AJAs Cocó). A atividade foi realizada no Complexo Ambiental e Gastronômico da Sabiaguaba, equipamento público que é parte do Parque Estadual do Cocó e gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM).
Além do mutirão de limpeza, a programação incluiu a distribuição de mudas nativas para visitantes do Complexo, incentivando o reflorestamento e o cuidado com os ecossistemas costeiros. A ação contou com o apoio voluntário das instituições Kayakeria e Manguezal Va’a, que disponibilizaram embarcações (canoas havaianas) e voluntários para o deslocamento dos AJAs até as áreas de difícil acesso nos manguezais.
“As ações para assinalar o Dia Internacional para a Conservação do Ecossistema de Manguezais foram iniciadas neste sábado, 26, e prosseguem até segunda-feira, 28 de julho, quando será realizado o Seminário de Proteção aos Manguezais, dentro da Semana Estadual de Proteção aos Manguezais. Mas o ano inteiro essa iniciativa é continuada”, destaca Dyogo Sales, coordenador dos AJAs/Sema na Região Metropolitana de Fortaleza.
O encontro que marca a Semana Estadual de Proteção aos Manguezais foi organizado pela Sema em parceria com o Instituto Centec, o Ecomuseu Natural do Mangue (Ecomunam) e o Ecomangue/IFCE Acaraú, no CVT Fortaleza. O objetivo é fortalecer a conscientização ambiental, promover o diálogo entre instituições e comunidades tradicionais e desenvolver estratégias integradas para a preservação dos manguezais cearenses, que desempenham papel fundamental no equilíbrio climático, na biodiversidade e na proteção das zonas costeiras.