Sema orienta horticultores sobre práticas sustentáveis na APA da Lagoa da Precabura

25 de julho de 2025 - 15:40

Nesta sexta-feira (25), a Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema) realizou uma palestra voltada para horticultores da região da Lagoa da Precabura, Área de Proteção Ambiental (APA) situada entre os municípios de Fortaleza e Eusébio. O evento ocorreu na sede da Associação de Moradores e Amigos da Precabura (AMAPRE) e teve como objetivo principal orientar os moradores locais sobre como realizar suas atividades agrícolas sem comprometer a conservação da Unidade de Conservação (UC).

A palestra foi conduzida pela engenheira agrônoma Halline Santos, técnica da Sema, que explicou aos horticultores locais como desenvolver suas atividades de cultivo de hortas de maneira que respeite os limites ambientais da UC. “É possível gerar renda com o cultivo de hortas no entorno da lagoa sem degradar o ambiente, desde que sejam adotadas práticas adequadas de manejo e conservação dos recursos naturais”, explicou a palestrante.

Edilania Nunes, gestora da APA, também esteve presente no evento e reforçou a importância de garantir que as atividades agrícolas no entorno da lagoa sejam feitas de maneira que não degradem a Unidade de Conservação. “Nosso objetivo é encontrar formas de gerar renda para a comunidade local, sem comprometer o meio ambiente que é vital para todos”, afirmou Nunes.

Saiba mais

Criada em 2022, a APA da Lagoa da Precabura é uma Unidade de Conservação (UC) estadual sob gestão da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema), e tem o objetivo de proteger o maior espelho d’água da Região Metropolitana de Fortaleza. A área de 628,98 hectares, localizada entre os municípios de Fortaleza e Eusébio, foi estabelecida para conservar o manancial hídrico e os recursos naturais da região, que inclui espécies ameaçadas como o gato-do-mato e diversas aves. A APA também busca proteger o ecossistema, o que beneficia pescadores, marisqueiras e outras comunidades tradicionais que dependem desses recursos naturais.