Sema inicia Plano de Transformação Digital com apoio da Seplag
25 de julho de 2025 - 14:42
A Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema) recebeu, entre os dias 15 e 24 de junho, a equipe técnica da Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag-CE) para dar início ao Plano de Transformação Digital (PTD) da pasta. A iniciativa faz parte da Estratégia de Governo Digital do Estado e visa modernizar os serviços públicos, melhorar a eficiência administrativa e facilitar o acesso da população aos serviços por meio da tecnologia.
De acordo com Silmara Farias, líder do PTD da Seplag, o plano abrange sete eixos principais: unificação dos canais de atendimento; conectividade e cibersegurança; transformação digital e interoperabilidade; privacidade dos dados; integração e exploração de dados; competência digital; e governança.
Durante os encontros, a equipe da Seplag realizou o diagnóstico dos serviços, processos, infraestrutura tecnológica e capacidade digital do órgão, propondo melhorias e definindo objetivos e metas que tragam mais eficiência e inovação aos serviços prestados à população. Também foram esclarecidas dúvidas e definidos os próximos passos dessa jornada digital.
Para a secretária executiva de Planejamento e Gestão Interna da Sema, Karyna Leal, o PTD representa um avanço significativo na aproximação entre governo e cidadão. “A transformação digital vai facilitar o acesso da população aos serviços do Estado e promover uma gestão mais transparente, eficiente e conectada com as necessidades da sociedade”, destacou.
A Secretaria do Turismo (Setur), a Secretaria do Esporte (Sesporte) e a Secretaria da Juventude (Sejuv) foram as primeiras a integrar o projeto-piloto do PTD. Agora, outras pastas também estão passando pelo processo.
Plano de Transformação Digital
O Plano de Transformação Digital do Ceará é um instrumento de planejamento que orienta e viabiliza a implementação de ações de governo digital dos órgãos e entidades da administração pública estadual direta e indireta, autárquica e fundacional junto ao Governo do Estado. O objetivo principal é apoiar essas instituições na execução de iniciativas alinhadas a estratégias e metas definidas em documentos como a Estratégia de Governo Digital do Ceará, o Plano de Longo Prazo Ceará 2050, o Plano Plurianual, o Índice ABEP-TIC e o programa Ceará Mais Digital.