AJAs participam de formação promovida pelo Projeto RestauraCocó

23 de julho de 2025 - 13:44 #

Na última terça-feira (22), integrantes do Programa Agente Jovem Ambiental (AJA) participaram de uma atividade do projeto “Cocó vai às Escolas”, iniciativa vinculada ao Projeto RestauraCocó e executada pelo Programa Cientista-Chefe Meio Ambiente, da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema). A ação aconteceu no Parque Estadual do Cocó, Unidade de Conservação (UC) estadual reconhecida como o maior parque natural em área urbana do Norte e Nordeste, além de ser o quarto da América Latina em extensão.

O principal objetivo da atividade foi apresentar as características da UC, contribuindo com a elaboração dos Planos de Ação que os jovens desenvolverão ao longo do Programa. A formação abordou temas como educação ambiental, características geográficas do parque e estruturação de atividades de extensão, além da apresentação de materiais didáticos produzidos no âmbito do projeto, que poderão ser utilizados pelos AJAs em suas iniciativas.

Segundo a professora Mairla Brasileiro, da Universidade Federal do Ceará (UFC), a formação oferecida aos jovens participantes do projeto Agentes Jovens Ambientais (AJAs) ampliou as perspectivas temáticas para a elaboração dos Projetos de Atuação Comunitária. “Ao longo dos espaços formativos, buscamos oferecer conhecimentos sobre temas ambientais, além de apresentar as características gerais e a importância do Parque do Cocó para a cidade de Fortaleza. Sem dúvidas, as ações desenvolvidas pelos AJAs, a partir deste momento, terão um impacto direto e positivo na sociedade, promovendo a valorização e a preservação do parque”, afirmou a docente.

Para Caroline Rogério da Silva (20), selecionada pelo Edital AJA Cocó, a experiência complementou os conhecimentos adquiridos durante o curso de formação promovido pela Sema. “Eu gostei muito da atividade, principalmente o conhecimento do Atlas, porque vai me ajudar muito aqui no Parque. Ele traz informações detalhadas sobre as espécies da fauna e da flora, além de mapas que mostram por onde passa o Rio Cocó. Foram coisas que se tornaram muito mais visíveis para mim e agregaram bastante ao meu aprendizado”, declarou.

A próxima atividade está prevista para o dia 24 de julho, e irá abordar temas como flora, fauna, problemáticas ambientais, resíduos sólidos e elaboração de jogos didáticos. A programação é conduzida por uma equipe interdisciplinar formada por estudantes de graduação e pós-graduação em Geografia, Biologia e Engenharia Agronômica, todos vinculados à Universidade Federal do Ceará (UFC), além de professores e coordenadores do Projeto RestauraCocó.

Saiba mais

O Projeto RestauraCocó é uma iniciativa da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema), no âmbito do Programa Cientista Chefe Meio Ambiente (Sema/Funcap), que visa a restauração ecológica de áreas degradadas do Parque Estadual do Cocó, em Fortaleza. A proposta surgiu após o incêndio de janeiro de 2024, que devastaram cerca de 18 hectares do parque. O projeto envolve diagnóstico técnico da área afetada, recuperação do fluxo hídrico natural com abertura de canais e remoção de diques antigos, e o plantio de cerca de 10 mil mudas de manguezais (como mangue-vermelho, branco e preto), além de monitoramento contínuo da regeneração natural da vegetação.

Além da recuperação ambiental, o RestauraCocó aposta na gestão participativa e no envolvimento da sociedade civil, pesquisadores, comunidades locais e instituições públicas, universidades e ONGs. Oficinas e ações educativas foram integradas ao processo de tomada de decisão e execução, promovendo educação ambiental e cidadania.