Agentes Jovens Ambientais promovem conscientização no centro de Canindé
23 de julho de 2025 - 13:51 ##AJA #ação educativa #Agente Jovem Ambiental #Canindé
Os Agentes Jovens Ambientais (AJAs) do município de Canindé realizaram nesta terça-feira (22), uma ação educativa no centro da cidade, com o objetivo de reforçar práticas sustentáveis entre a população. Durante a atividade, foram distribuídos lixocars (pequenas lixeiras portáteis de TNT para veículos), sementes de moringa (Moringa oleifera) e panfletos com orientações sobre uso racional da água, economia de energia e combate à dengue.
A iniciativa contou com a parceria da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), dos Agentes de Endemias locais e da Enel Ceará. Segundo Lesley Mara, supervisora local do AJA, a repetição de mensagens ambientais é fundamental para a mudança de hábitos. “Reforçar o óbvio todos os dias é essencial para que as práticas sustentáveis se tornem parte da rotina das pessoas”, destacou.
Além de incentivar a destinação correta de resíduos, a ação buscou popularizar o cultivo da moringa — planta com alto valor nutritivo — e alertar sobre a prevenção de focos do Aedes aegypti. O material educativo também abordou formas de reduzir o consumo de água e energia, temas prioritários em meio aos desafios climáticos enfrentados pelo estado.
A mobilização reforça o papel dos jovens como multiplicadores de informações ambientais, integrando esforços de órgãos públicos e iniciativa privada em prol da sustentabilidade no Ceará.
Sobre o Programa AJA
Criado em 2021 pela Lei Estadual nº 17.383, o Agente Jovem Ambiental é uma política pública do Governo do Ceará que seleciona jovens em situação de vulnerabilidade social, de todos os 184 municípios cearenses, para atuarem em ações de preservação ambiental e educação sustentável.