Agentes Jovens Ambientais promovem educação sobre coleta seletiva em escola infantil
16 de julho de 2025 - 15:58 ##AJA #Agentes Jovens Ambientais #formação ambiental
Na última segunda-feira (14), os Agentes Jovens Ambientais (AJAs) do município de Fortaleza, Marcus Volney e Hitalo Kauan, realizaram uma atividade lúdica sobre coleta seletiva com alunos da educação infantil da Escola Casinha Infantil, localizada no bairro Henrique Jorge. A iniciativa, voltada para crianças de 3 a 5 anos, buscou ensinar, por meio de brincadeiras interativas, a importância da separação correta de resíduos e da preservação ambiental.
Durante a ação, os jovens agentes explicaram a diferença entre lixo reciclável e orgânico, utilizando dinâmicas que envolveram a identificação das cores das lixeiras (como azul para papel e vermelho para plástico) e exemplos práticos de materiais recicláveis. As crianças participaram ativamente, demonstrando interesse em reconhecer e classificar os itens.
Para Marcus Volney, um dos AJAs responsáveis pela atividade, iniciativas como essa são fundamentais para construir uma geração mais consciente. “Ensinar coleta seletiva desde a infância é plantar uma semente de responsabilidade ambiental. Elas absorvem o conhecimento brincando e replicam isso em casa, fortalecendo a educação ambiental nas comunidades. É gratificante fazer parte dessa mudança”, afirmou.
A ação integra o compromisso da Sema, em promover a formação ambiental desde os primeiros anos de vida. Além de aproximar o tema da sustentabilidade do cotidiano escolar, o projeto estimula o protagonismo juvenil, capacitando adolescentes e jovens para atuarem como multiplicadores de práticas ecológicas.
Sobre o AJA
O AJA é um programa do Governo do Estado do Ceará, criado por Lei Estadual 17.383, em janeiro de 2020. A gestão é da Sema. Atende cerca de 10 mil jovens em situação de vulnerabilidade social residentes em municípios cearenses. Busca estimular a participação da juventude em projetos sustentáveis, por meio da inclusão social e ambiental, ampliando as oportunidades de geração de renda e o protagonismo juvenil. Os participantes recebem auxílio financeiro, capacitação em educação ambiental, seguro acidente, fardamento e certificado.