Ceará marca presença em encontro nacional sobre Unidades de Conservação, no Rio de Janeiro

16 de julho de 2025 - 16:28

A Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema) participa do 8º Encontro do Fórum Nacional de Unidades de Conservação, realizado no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro. O evento vai até a próxima quinta-feira (17) e discute temas relacionados à gestão de áreas protegidas no país.

O encontro marca os 25 anos do Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC), que orienta a criação e administração das unidades de conservação em território nacional.

Reapresentando o Ceará estiveram presentes a coordenadora de Biodiversidade da Sema, Patrícia Jacaúna e a orientadora da Célula de Conservação da Diversidade Biológica, Andrea Moreira. “A presença dos estados permite alinhar ações e aprimorar os instrumentos de gestão”, afirmou Patrícia Jacaúna, coordenadora de Biodiversidade da Sema. Ela destacou que o Fórum “é uma instância que aproxima os que elaboram e os que executam a política de conservação”.

O Ceará administra atualmente 39 unidades de conservação estaduais.

O que é SNUC

O Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC), criado pela Lei nº 9.985/2000, reúne Unidades de Conservação (UCs) federais, estaduais e municipais, com o objetivo de garantir a representação e preservação de ecossistemas e espécies em todo o país, por meio de gestão integrada entre as três esferas de governo. As UCs são classificadas em diferentes categorias de manejo, permitindo variados usos sustentáveis e oferecendo benefícios como proteção de mananciais, conservação da biodiversidade, turismo ecológico e valorização de saberes tradicionais. A consolidação do SNUC promove desenvolvimento econômico sustentável e inclui estratégias como o fortalecimento do extrativismo em áreas habitadas por populações tradicionais, alinhado à Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais (PNPCT).

Saiba mais sobre o Fórum Permanente do SNUC

O Fórum Permanente do Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC), criado em 2018 e formalizado pela Portaria GM/MMA nº 1.065/2024, é um espaço de articulação entre os responsáveis pela formulação e execução das políticas voltadas às Unidades de Conservação (UCs). Composto por representantes de diferentes esferas federativas e instituições ligadas ao meio ambiente, o fórum tem como objetivo fortalecer a comunicação, integração e implementação do SNUC, promovendo políticas públicas mais participativas e abrangentes. As reuniões ocorrem virtualmente e também de forma presencial, com encontros previstos anualmente.