Sema avança no processo de criação de Unidade de Conservação
14 de julho de 2025 - 14:59 #Biodiversidade #Caatinga #Manejo #Restauração #UC #Unidade de Conservação
Nos dias 9 e 10 de julho, a equipe da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema) e da Associação Caatinga esteve no município de Graça para dar continuidade às ações do processo de criação de uma nova Unidade de Conservação (UC) Estadual. A iniciativa integra o Projeto Estratégias de Conservação, Restauração e Manejo para a Biodiversidade da Caatinga, Pampa e Pantanal (Projeto GEF-Terrestre) e abrangerá não apenas parte do território local, mas também os municípios de Pacujá e Reriutaba.
Durante o encontro, foi apresentado o projeto e explicado os aspectos técnicos e jurídicos do processo de criação da UC estadual, abordando as etapas envolvidas e as salvaguardas socioambientais. Além da reunião, foi realizada uma vistoria técnica em áreas da vertente da serra da Ibiapaba, previamente indicadas como prioritárias para a proposta. As áreas visitadas possuem relevância ambiental, incluindo cachoeiras, nascentes, refúgios de fauna silvestre e vegetação que abrange elementos dos biomas Caatinga, Cerrado e Mata Atlântica. A conservação desses ecossistemas é crucial para a manutenção da biodiversidade e dos serviços ecossistêmicos da região.
De acordo com o técnico da Sema, Filipe Freitas, já foi concluída a fase de levantamento, coleta e análise de dados secundários e cartográficos. Atualmente, o projeto está na etapa de revisão dos estudos técnicos e validação das propostas. Ele também destacou a importância da ação para a proteção ambiental da região. “O objetivo é garantir que o processo de criação da UC leve em consideração tanto os aspectos ambientais quanto as necessidades da comunidade local. Estamos acompanhando de perto cada etapa para assegurar que as futuras áreas protegidas atendam a critérios técnicos e jurídicos estabelecidos”, afirmou.
A atividade contou com a presença da orientadora da Célula de Conservação da Diversidade Biológica da Coordenadoria de Biodiversidade da Sema, Andréa Moreira e do coordenador do projeto, Samuel Portela, da Associação Caatinga. Além de gestores municipais da região.
Saiba mais
O Projeto Estratégias de Conservação, Restauração e Manejo para a Biodiversidade da Caatinga, Pampa e Pantanal (Projeto GEF-Terrestre) é uma iniciativa do governo brasileiro, coordenada pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) como agência implementadora e o Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (FUNBIO) como agência executora.
No Ceará, este projeto de criação de novas UCs está sendo desenvolvido pela Sema, em parceria coma a Associação Caatinga, entidade contratada via chamada pública no âmbito do Projeto GEF Terrestre.