Crianças do Instituto de Assistência e Proteção Social visitam Viveiro de Mudas e sede do Pemprim no Adahil Barreto
9 de julho de 2025 - 16:29 #Cobio #IAPS #Parque Estadual do Cocó #Pemprim
Grupo de crianças do Instituto de Assistência e Proteção Social (IAPS) visitam a Área Adahil Barreto, do Parque Estadual do Cocó. Inicialmente eles estiveram no Viveiro de Mudas Nativas do Parque do Cocó e em seguida conheceram a exposição permanente do Parque Estadual Marinho Pedra da Risca do Meio (Pemprim), instalada na área Adahil Barreto. Eles foram recebidos pelo técnico Nilton Paiva, da Coordenadoria de Biodiversidade (Cobio), da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema).
De acordo com o técnico, na ocasião, os jovens visitantes conheceram exemplares da fauna e da flora do Pemprim, uma Unidade de Conservação (UC) estadual, em plano mar, e sob a gestão da Sema. “Apresentar a importância das atividades de monitoramento e educação ambiental para a proteção e conservação da nossa biodiversidade marinha”, disse. Integrantes do Programa Agente Jovem Ambiental (AJA), que atuam no Parque do Cocó, acompanharam a ação.
Sobre o Pemprim
Com uma visibilidade em média de 15 metros, uma área de 3.320,00 hectares (ha), o Parque Estadual Marinho da Pedra da Risca do Meio ( Pemprim), é um convite a um mergulho de rara beleza, temperatura de 27° C e rica biodiversidade, onde encontramos uma variedade expressiva da fauna marinha, abrigando populações de lagostas, peixes, tartarugas marinhas, golfinhos, corais e algas. A UC não apresenta ilhas ou qualquer outra forma de afloramento acima do nível do mar e sua profundidade varia entre 15 e 30 metros. O Parque foi criado no ano de 1997.
Sobre o IAPS
O Instituto de Assistência e Proteção Social (IAPS) é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que busca promover a melhoria da qualidade de vida de pessoas em vulnerabilidade social no território do conjunto Tancredo Neves e áreas adjacentes, na cidade de Fortaleza.