Sema, Prefeitura de Pacatuba e CBMCE promovem curso para condução de trilhas interpretativas

7 de julho de 2025 - 16:03

A Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema) concluiu a capacitação de 17 participantes do Curso de Condutor de Trilhas Interpretativas, em Pacatuba. O curso, resultado da parceria da Sema com a Secretaria de Turismo do município (Setur) e com o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), ocorreu no período de 3 a 5 de julho de 2025 e teve carga horária de 20 horas, sendo 16 horas aulas de teorias e 4, de práticas.

Durante as aulas práticas, os alunos participaram da trilha interpretativa na Serra de Aratanha, em trecho inserido na poligonal da Área de Proteção Ambiental (APA) da Serra de Aratanha, em Pacatuba. De cordo com a gestora da APA, Mara Silva, o conteúdo programático do curso foi voltado para a melhoria da atividade de condução de trilhas em Pacatuba, exigido pela Lei Municipal nº 1774, de 17 de abril de 2024.

“A norma dispõe sobre as regras de conduta e segurança para a prática de turismo de aventura e ecoturismo no município de Pacatuba e dá outras providências (Ordenamento do Trade do Turismo), para a condução de visitantes com a prática da educação ambiental, na Unidade de Conservação APA da Serra de Aratanha”, explicou.

Sobre a APA da Serra da Aratanha

A Área de Proteção Ambiental (APA) da Serra da Aratanha foi criada pelo Decreto Estadual nº 24.959/1998. Visa proteger a diversidade biológica e conciliar a conservação da natureza com o uso sustentável dos recursos naturais. A área, que possui 6.448,29 hectares, é conhecida por seus remanescentes de Mata Atlântica, Caatinga e Mata Seca, além de ser um local de ecoturismo com trilhas, voos de parapente e outras atividades.