Parque Estadual do Cânion Cearense do Rio Poti e APA do Boqueirão do Poti celebram 4 anos de criação
1 de julho de 2025 - 16:04 #APA #Boqueirão do Poti #Parque Estadual do Cânion Cearense do Rio Poti #UC #Unidades de Conservação
Para comemorar o aniversário das Unidades de Conservação (UC) Parque Estadual do Cânion Cearense do Rio Poti, na divisa dos estados do Ceará e Piauí, e da Área de Proteção Ambiental (APA) do Boqueirão do Poti, inserida nos municípios de Crateús, Ipaporanga, Poranga, o gestor da UC, Danilo Soares, promoveu, nesta segunda (30), um mutirão de limpeza e um plantio simbólico de muda na mata ciliar do Rio Poti. O aniversário de uma UC é a data em que ela foi oficialmente criada.
O Parque Estadual do Cânion foi criado por meio do Decreto nº 34.132/29/6/2021 e a APA do Boqueirão do Poti, pelo Decreto no. 34.131 de 29/6/2021. Ambas são áreas protegidas pelo Estado, por meio da gestão da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema), completaram 4 anos de criação, dia 29 de junho. “Fizemos o mutirão e o plantio de mudas como um gestão simbólico em referência a proteção da Caatinga edo Rio Poti, que que nasce no Ceará e deságua no Piauí e banha as duas áreas protegidas”, disse Danilo que agradeceu o comprometimento e parceria da Sema.
Parque Estadual do Cânion Cearense do Rio Poti
O Parque Estadual do Cânion Cearense do Rio Poti é uma UC categoria Proteção Integral. Com 3.680,55 ha de extensão, o Parque Estadual que possui sítios de gravuras rupestres de grande relevância antropológica, fica entre os municípios de Crateús e Poranga. A UC foi constituído com o objetivo de proteger a porção cearense do Cânion do Rio Poti e amparar pesquisas científicas, atividades de educação e interpretação ambiental, recreação em contato com a natureza e turismo ecológico.
APA do Boqueirão do Poti
A APA do Boqueirão do Poti é uma UC categoria Uso Sustentável. Com 63.332 ha se estende pelos municípios de Crateús, Poranga e Ipaporanga. A APA abriga em seu território o Parque Estadual do Cânion do Poti, servindo como Zona de Amortecimento e ajudando a preservar dezenas de nascentes que abastecem as comunidades.