Sema apresenta estudo sobre focos de calor em Unidades de Conservação do Ceará durante seminário nacional
27 de junho de 2025 - 15:51
A Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema), por meio do Programa de Prevenção, Monitoramento, Controle de Queimadas e Combate aos Incêndios Florestais (Previna), esteve presente no 1º Seminário Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais, realizado entre os dias 23 e 25 de junho, em Brasília (DF). O evento foi promovido pelo Corpo de Bombeiros do Distrito Federal (CBMDF) e reuniu instituições públicas, especialistas e lideranças do setor ambiental.
Na ocasião, a Sema apresentou o trabalho científico Análise espacial e temporal dos focos de calor nas unidades de conservação do Ceará em 2024: Subsídios para Gestão Estratégica, de autoria da coordenadora do Previna, Carollyne Matos, com coautoria de Camila Maria, gestora de Unidades de Conservação e brigadista. O trabalho foi apresentado na sessão de pôsteres científicos pela coautora.
Segundo Camila, coautora do estudo, os incêndios florestais em 2024 representaram uma séria ameaça às Unidades de Conservação (UCs) do Ceará, exigindo estratégias eficazes de prevenção e resposta. A pesquisa analisou a distribuição espacial e temporal dos focos de calor registrados ao longo do ano, com base em dados da FUNCEME, no âmbito do Comitê Previna da SEMA. Foram identificados 48 focos em 11 UCs, com destaque para a APA do Boqueirão do Poti (54,2%) e a APA da Serra de Baturité (14,6%). A maior incidência ocorreu nos meses de novembro e dezembro, evidenciando a influência do período seco.
Ela explicou que as UCs do Sertão Central e Norte mostraram maior vulnerabilidade, devido à vegetação altamente inflamável e à pressão antrópica. “As informações georreferenciadas permitiram identificar áreas prioritárias para ações preventivas e mobilização comunitária, sendo essenciais para o planejamento de medidas adaptativas, respostas rápidas e formulação de políticas públicas que fortaleçam a conservação ambiental e a proteção da biodiversidade no estado”, concluiu.
Durante o seminário, os participantes acompanharam palestras sobre tecnologias emergentes, sistemas de alerta precoce, estratégias de combate em diferentes ambientes e aspectos legais relacionados à prevenção e repressão de incêndios florestais. Também foram realizadas exposições de equipamentos e viaturas do Grupamento de Proteção Ambiental do CBMDF.
Além do seminário, representantes da Sema visitaram o Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo/Ibama), onde participaram da Oficina de Educação Ambiental em Manejo Integrado do Fogo (OEAMIF). A atividade incluiu palestra do autor Genebaldo Freire Dias sobre percepção ambiental e teve como foco a formação de multiplicadores para ações educativas relacionadas ao uso do fogo.
De acordo com Camila Maria, a participação no evento contribuiu para o alinhamento das ações desenvolvidas pelo Previna com a Política Nacional de Manejo Integrado do Fogo, instituída pela Lei nº 14.944/2024. A gestora destacou que o contato com representantes de outros biomas e instituições permite a troca de experiências e a ampliação do conhecimento técnico sobre prevenção e resposta aos incêndios florestais.