Prêmio Ambientalista Joaquim Feitosa: confira os vencedores da edição 2025
27 de junho de 2025 - 16:17 #2025 #Ambientalista #Joaquim Feitosa #Prêmio #vencedores
O Comitê da Reserva da Biosfera da Caatinga (CRBC) e a Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema) anunciaram, na manhã desta sexta-feira (27), os ganhadores da edição 2025 do Prêmio Ambientalista Joaquim Feitosa. Na categoria pessoa física, o nome escolhido foi o do Deputado Estadual e atual Presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), Romeu Aldigueri de Arruda Coelho. Na de pessoa jurídica a vencedora é a ONG. RAC – Resistência Ambiental & Cultural, que atua na Região da Ibiapaba.
A titular da Sema, Vilma Freire, parabenizou o Comitê pela escolha, que ela considera um justo reconhecimento ao trabalho de Romeu Aldigueri, que tem uma trajetória política reconhecida como defensor da Caatinga. “O Governador Elmano acabou de sancionar a Lei 19.295, de junho de 2025, oriunda de um projeto de lei do Deputado, que institui o Bioma Caatinga como Patrimônio Natural e Cultural do Estado do Ceará, reconhecendo a singularidade ecológica, relevância histórica e sociocultural, bem como a necessidade de proteção, valorização e uso sustentável do bioma”, disse.
Da mesma forma, Vilma parabenizou o colegiado pela escolha da ONG Resistência Ambiental e Cultural da Ibiapaba, que realiza, entre outros, um trabalho de produção e doação de mudas nativas, para a população. “As plantas são doadas para municípios que estão localizados em área de Caatinga, uma grande contribuição para a conservação da biodiversidade do bioma”, afirmou. O Secretário Executivo da Sema, Cassimiro Tapeba, acompanhou a votação.
Participaram da reunião, que foi coordenada pela técnica da Sema, Viviane Gomes Monte, os representantes do Ibama, José Maria e Rômulo Jorge de Sales e Silveira; Nájila Rejane Alencar Julião Cabral, do Instituto Federal do Ceará (IFCE-Fortaleza); Luiz Fernando Bezerra, da FIEC; Geraldo Martins e Patrícia Gondim, da Semace; Genario Azevedo, da Fundação Cepema; José Alves Peixoto, da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA); Fátima Lúcia de Andrade Feitosa, da Fundação Bernardo Feitosa; Marcelo, ICMBio; José Luiz Mosca, da Embrapa; Socorro Liduina Carvalho Costa, da Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH); Fernando Ibiapina, da Cerâmica Torres e técnica da Coordenadoria do Desenvolvimento Sustentável (Codes/Sema), Maria Letícia Brandão.
A data da solenidade de entrega da comenda será divulgada em breve.
Sobre o Prêmio
Instituído pelo Decreto n° 27.781, de 26 de abril de 2005, o Prêmio Ambientalista Joaquim Feitosa reconhece pessoas físicas ou jurídicas, públicas ou privadas, que no desempenho de suas ações, tenham contribuído, de forma relevante, para o desenvolvimento sustentável da Caatinga. A partir da edição de 2024 passou a agraciar, simultaneamente, uma pessoa física e uma jurídica. Antes, um ano homenageava uma pessoa jurídica e no outro, uma física.
Grandes protagonistas do ambientalismo cearense figuram na lista dos que já foram agraciados com o prêmio: poeta Patativa do Assaré, agrônomo João Ambrósio de Araújo Filho, agrônomo e botânico Afrânio Gomes Fernandes, professor Mauro Ferreira Lima, economista Antônio Rocha Magalhães, ambientalista Antônio Renato de Lima Aragão,o empresário Roberto Proença de Macedo, o agricultor Zé Artur e a líder indígena, Ceiça Pitaguary.
O Prêmio consta de uma medalha cunhada em bronze, formato circular, medindo cinco centímetros de diâmetro, tendo ao centro de uma das faces, a esfinge de seu patrono e as inscrições “Medalha Ambientalista Joaquim Feitosa”, “Reserva da Biosfera da Caatinga – Comitê Estadual”. No reverso, figura a Carnaúba, árvore símbolo do Ceará.
Sobre o CERBC
O Comitê Estadual da Reserva da Biosfera da Caatinga (CERBC) foi instituído em 2004, por meio do Decreto 27.434 com o objetivo de promover a conservação da biodiversidade, o desenvolvimento sustentável e o conhecimento científico do bioma Caatinga. Composto por representantes do poder público e da sociedade civil, o Comitê é presidido pela Secretária do Meio Ambiente e Mudança do Clima.