Complexo Ambiental Caminhos do Horto encerra programação de junho com atividades formativas e show gratuito
24 de junho de 2025 - 15:25
As atividades acontecem nos dias 26 e 27 de junho, com workshop de adereços e gastronomia, além do show de Leonardo de Luna, no dia 29 de junho. Toda a programação é gratuita e aberta ao público.
Os saberes populares, ofícios artesanais e as tradições juninas abrilhantando a programação de junho do Complexo Ambiental Caminhos do Horto, equipamento da Secretaria de Meio Ambiente e Mudança do Clima do Ceará (Sema Ceará) e gerido pelo Dragão Instituto do Mar (IDM). Para encerrar esse mês de festividades, o equipamento promove ações de formação e frutificação cultural com oficina de adereços decorativos, oficina de gastronomia e show de Leonardo de Luna.
Toda a programação é gratuita, busca valorizar os vínculos comunitários e dar destaque à criatividade como pilares da sustentabilidade e do bem viver. No eixo de formação, há a Oficina Encantos do São João: Criando Adereços , com a artesã Cida Laços. A atividade acontecerá no CRAS do Horto, das 7h às 12h, e na Escola Sebastião Teixeira Lima, das 13h às 18h. A oficina propõe que as pessoas participantes mergulhem na estética popular das festas de São João e São Pedro, por meio da confecção de adereços e elementos decorativos, a fim de contribuir com a construção de uma identidade visual própria das celebrações realizadas no território do Horto.
Como ação de frutificação, o cantor, compositor e multi-instrumentista Leonardo de Luna fará um show na Estação Monsenhor Murilo de Sá Barreto, estação inferior que dá acesso ao teleférico, no dia 26/06. Às 16h, o equipamento será palco da poesia e musicalidade do artista cratense. Com um repertório autoral marcado por lirismo e raízes nordestinas, Leonardo apresenta canções que celebram a cultura popular, os encontros comunitários e os afetos semeados ao longo do ciclo junino.
Durante todo o mês de junho, o equipamento foi palco de encontros formativos, feiras colaborativas, workshops de criação e apresentações artísticas, desenvolvendo celebrações em oportunidade educativa, política e afetiva e reconhecendo o território do Horto como lugar de cultivos e narrativas.
Complexo Ambiental Caminhos do Horto
O Complexo Ambiental Caminhos do Horto é um equipamento do Governo do Ceará, vinculado à Secretaria de Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema Ceará), gerenciado pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). É formada por uma grande rede que envolve Educação Ambiental, Cultura e Turismo devocional como alicerces da preservação e desenvolvimento. Por meio do teleférico, aproveita-se o passeio para desfrutar das belezas da paisagem e da fé no Padre Cícero, uma oportunidade para visualizar o cenário em que se desenvolveu a história do “Padim”. As ações em Cultura e Meio Ambiente são elas complementares que reforçam o turismo sustentável, o pertencimento, o patrimônio e o desenvolvimento social.
SERVIÇO
Oficina Encantos do São João: Criando Adereços, com Cida Laços
Data: 26 de junho
Local: CRAS do Horto, das 7h às 12h
Escola Sebastião Teixeira Lima, das 13h às 18h gratuita
Confecção de Bolo Junino com Indra Nunes
Data: 27 de junho
Horário: 13h às 18h
Local: CRAS do Horto gratuito
Show de Leonardo de Luna
Data: 29 de junho
Horário: 16h
Local: Estação Monsenhor Murilo de Sá Barreto (Estação Inferior) gratuito
Contato:
Maurício Júnior +55 (88) 9.9682-2642
Assessor de Imprensa – Complexo Ambiental Caminhos do Horto